Coligação conservadora na Austrália atinge maioria absoluta

Coligação conservadora na Austrália atinge maioria absoluta

Dados da Comissão Eleitoral Australiana mostram que a coligação conquistou 78 lugares, mais dois do que a maioria absoluta na câmara baixa, a Câmara de Representantes.

Os Trabalhistas, de centro-esquerda, ficaram com 67 assentos, menos dois do que tinham.

A câmara baixa é ainda composta por um deputado cada dos Verdes, do Katter Australian Party e da Centre Alliance mais três independentes.

Vitórias amplas dos liberais no estado de Queensland -- onde conquistaram 23 mandatos contra seis dos trabalhistas - e na Austrália Ocidental - 11 contra cinco, ditaram um resultado que veio contradizer todas as sondagens e projeções.

Os trabalhistas venceram nos estados de Victoria e South Australia e ainda nas regiões do Território Norte e do Australian Capital Territory, com um empate no estado de Nova Gales do Sul.

Um dos fatores que contribui para a reeleição da coligação do Governo foi o facto de o sistema preferencial lhes dar muitos dos votos de partidos mais pequenos, especialmente os conservadores.

A "votação preferencial" significa que os eleitores numeram por ordem os seus candidatos e que os votos de todos os eleitores são assim distribuídos, segundo as preferências, pelos partidos mais votados.

Se os eleitores nomearem apenas um candidato de um partido e se esse partido não estiver entre os dois mais votados, o voto é distribuído de acordo com as decisões de preferências feitas pelos partidos.

O objetivo é garantir sempre uma eleição 'maioritária', mas implica que, em alguns casos, o partido mais votado no voto 'primário' acabe por não vencer no círculo eleitoral devido à distribuição de preferências.

Tendo em conta essa 'distribuição' de votos, os dois maiores partidos tiveram praticamente o mesmo número de votos -- quando falta ainda concluir a contagem total dos votos postais -- que não vão alterar o resultado.

A coligação conseguiu 5,28 milhões de votos contra os 5,09 milhões dos trabalhistas.

Fonte: assessoria
Publicada em 20 de May de 2019 às 09:21

 

Leia Também

SINJUR entra com embargos para garantir pagamento de horas extras a servidores comissionados

O sindicato requer a anulação da decisão embargada e reafirma o compromisso com a defesa de todos os servidores substituídos, incluindo os comissionados

Prefeitura de Porto Velho Prorroga Inscrições para subcomissão técnica de Publicidade

Grupo será responsável pela análise de propostas em licitação para contratação de agência de publicidade

Presidente do TJRO reconhece o esforço de servidores da Central de Processos Eletrônicos

Em reunião na CPE, o desembargador agradeceu o empenho para melhorar os indicadores

CNJ abre consulta pública para contribuições à Política Nacional da Pessoa com Deficiência em Âmbito Judicial

Prazo para envio de sugestões segue até o dia 21 de julho

Envie seu Comentário