Cirone Deiró apresenta proposta de criação do programa Cuidar de Quem Cuida

Cirone Deiró apresenta proposta de criação do programa Cuidar de Quem Cuida

O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) apresentou proposta para a implantação de benefício especial para as pessoas que desempenham a função de cuidadores de familiares com deficiência. O programa, que levaria o nome de "Cuidar de Quem Cuida", tem o objetivo de proporcionar um auxílio financeiro mensal de R$ 900,00 aos cuidadores.

Segundo o deputado, a iniciativa visa reduzir as desigualdades sociais, promover cuidado saudável e apoiar a saúde mental dos cuidadores legais de pessoas com deficiência. Cirone Deiró afirma que o programa busca não apenas reconhecer a importância do trabalho dos cuidadores, mas também prover apoio financeiro e emocional direto a eles.

Os benefícios do programa se estenderiam a pessoas cadastradas no CadÚnico, com renda familiar per capita mensal não superior a 1/6 do salário mínimo nacional vigente, residentes com a pessoa com deficiência sob sua responsabilidade, e que atendam aos critérios específicos, incluindo o cuidado em tempo integral de indivíduos com dependência comprovada, por meio de laudo médico.

A proposta ressalta a importância de cuidar daqueles que cuidam, reconhecendo a carga física e mental enfrentada por esses cuidadores. “Não se pode separar a saúde mental do contexto mais amplo da saúde pública, direitos fundamentais, moradia adequada e segurança financeira”, justificou o deputado.

Cirone Deiró informou que proposta semelhante já entrou em vigor no vizinho estado do Mato Grosso. “Esse programa representa um passo significativo em direção a uma sociedade mais inclusiva, solidária e atenta às necessidades daqueles que dedicam suas vidas ao cuidado de outros”, disse.

Fonte: ALE/RO
Publicada em 03 de June de 2024 às 11:45

 

Leia Também

Alan Queiroz destina recursos para realização de pavimentação asfáltica em ruas do município de Cacoal

O trabalho é realizado pela prefeitura, com apoio do deputado

Alan Queiroz realiza a entrega de plantadeira para os produtores rurais em Nova União

Plantadeira contribui com o plantio e aumenta a eficiência dos trabalhos

Luís do Hospital destaca regularização fundiária como pilar para o agronegócio em Rondônia

Tema foi discutido durante o 1º Fórum do Parlamento Amazônico, realizado em Brasília

Deputado Nim Barroso destina R$ 600 mil para a saúde de Santa Luzia do Oeste

O recurso já está na conta da prefeitura

Envie seu Comentário