Assembleia recebe denúncias contra Caerd e abate irregular do peixe em RO

Assembleia recebe denúncias contra Caerd e abate irregular do peixe em RO

A Comissão de Defesa do Consumidor ao se reunir na manhã desta terça-feira (28), na Casa de Leis, anunciou convite a ser feito a diretoria da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), por conta de denúncias recebidas pelos parlamentares referente a falta de conclusão de obras nas vias urbanas de Porto Velho. Participaram da reunião os deputados Aélcio da TV (PP), Chiquinho da Emater (PSB), Edson Martins (MDB), Lebrão (MDB) e Eyder Brasil (PSL). 

Segundo o presidente da Comissão, deputado Aélcio da TV, a denúncia trata da falta de conserto do asfalto, durante ocorrência de vazamento de água nas ruas da cidade. A empresa quebra o asfalto, arruma o vazamento, mas não deixa o asfalto da forma que estava, o que tem causado transtornos aos moradores e motoristas que transitam pela cidade, pois os buracos se formam de forma mais rápida. 

“Essa denúncia foi pontual, por conta disso, acionamos o setor jurídico da Comissão para apurar os detalhes, obter mais informações e saber quais são os procedimentos para resolver o problema”, afirmou o deputado. 

Edson Martins lembrou que já existe uma Lei que estabelece prazo para que qualquer concessionária de serviço, como a Caerd, providencie o conserto do asfalto logo após cuidar do vazamento. “Isso deve ser recuperado dentro de um tempo hábil, pois o povo não pode sofrer com esse serviço mal feito”, destacou. 

Chiquinho da Emater criticou essa a ação da empresa, que se preocupa apenas em corrigir o vazamento, mas deixa um rastro de problemas. Falou ainda sobre o trabalho mal feito de esgotamento em toda cidade, e que isso também prejudica a manutenção do asfalto. 

Outra denúncia a ser apurada pela comissão, segundo os parlamentares, é sobre o abate irregular da piscicultura em Rondônia. Aélcio afirma entender a situação, mas que é compreensível por conta da falta de um frigorifico para o seguimento, agregando valor ao produto e permitindo a exportação do peixe. 

O deputado divulgou que Rondônia é hoje o maior produtor de peixe de cativeiro do Brasil, com uma produção de mais de 80 mil toneladas por ano. Alertou que o crescimento só será possível com a urgente instalação de frigoríficos específicos para a piscicultura. 

Para o deputado lebrão é inviável tirar esse peixe de Porto Velho para ser tratado fora e depois voltar para ser vendido na Capital. “Isso gera um custo e uma burocracia muito grande, e o cidadão vai pagar por esse problema”, disse. 

Lebrão afirmou que a Sedam já está trabalhando nesta área para agilizar e viabilizar a comercialização do peixe de forma mais prática. 

Fonte: Decom-ALE-RO
Publicada em 28 de May de 2019 às 15:49

 

Leia Também

Deputado Ismael Crispin atende demanda do vereador Maurinho e entrega quase meio milhão em investimentos ao Hospital Municipal de Costa Marques

O parlamentar, expressou sua satisfação em iniciar 2025 com mais uma entrega significativa para Costa Marques

Recursos na conta da prefeitura para nova rodoviária de Cacoal

Os recursos foram assegurados pelo deputado Cirone Deiró, com o apoio do governador Marcos Rocha

Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema

Segundo indicação, objetivo é preencher vacância do cargo na delegacia

Secretário de obras Geraldo Sena determina paralisação das obras da rodoviária Destemidos Pioneiros

Secretário de Obras Geraldo Sena Neto

Envie seu Comentário