Assembleia realiza Sessão Solene para entrega de voto de Louvor ao projeto Açaí com Libras

Assembleia realiza Sessão Solene para entrega de voto de Louvor ao projeto Açaí com Libras

A Assembleia Legislativa realizou na manhã desta segunda-feira (22), Sessão Solene para entrega de Voto de Louvor aos integrantes do Projeto Açaí com Libras (Apalibras), proposta pelo deputado estadual Dr. Neidson (PMN). 

Participaram da solenidade a secretária adjunta da Educação (Seduc), Conceição Alves, a coordenadora do projeto Açaí com Libras, Dulcilene Saraiva Reis, o presidente da Associação dos Surdos de Rondônia (Asro), Geovani Vasconcelos, o assessor técnico da Seduc, Douglas Souza, entre outras solenidades. 

Na abertura da solenidade, Dr. Neidson destacou o trabalho desenvolvido pelo projeto Açaí com Libras, desde 2014, atuando junto às crianças e adolescentes, principalmente. "Estamos nos colocando à disposição para apoiar a Associação dos Surdos e quero parabenizar ao trabalho voluntário do projeto Açaí com Libras. É o nosso reconhecimento, em nome da sociedade de Rondônia, pelo relevante trabalho", destacou. 

Douglas Souza disse que levou ao conhecimento do parlamentar a iniciativa do Açaí com Libras, que se prontificou em homenagear e apoiar. "Coordenava as apresentações culturais na praça Aluízio Ferreira, e via a necessidade de se ter espaços culturais para a comunidade surda, com a necessidade de uso de Libras nas apresentações, por exemplo", observou. 

A secretária adjunta da Educação ressaltou que os professores têm muitas dificuldades em promover a inclusão. "É um desafio nosso agora, que estamos na Secretaria, em estabelecer ações que possam trazer mais capacitação aos professores, e parabenizo pelo trabalho do Açaí com Libras". 

Usando a linguagem de sinais, sendo retransmitida pelos membros do Açaí com Libras aos demais, Geovane Sousa agradeceu pelo apoio do deputado Dr. Neidson e aos demais que apoiam o projeto. "Não é fácil ter acesso aos nossos representantes, mas estou feliz por ter conseguido esse incentivo para a nossa associação, que vai garantir a compra de uma van para a promoção de cursos e outras ações", destacou. 

Dulcilene Reis inicialmente usou a Libras para se expressar. Depois, fez a leitura de um discurso, onde pontuou os desafios da comunidade surda, que tem dificuldades para acessarem os serviços públicos de saúde, de educação e de acessibilidade. 

"A Libras é a segunda língua oficial do Brasil e quase não é conhecida. O Açaí com Libras quer exatamente incluir e ao mesmo tempo chamar a atenção da sociedade para as dificuldades da comunidade surda", destacou. 

Ela cobrou ainda que a lei que estabelece Libras nas Escolas e outras ações, seja regulamentada para entrar de vez em vigor. 

O Voto de Louvor foi entregue aos voluntários do projeto e aos seus coordenadores e idealizadores. Dr. Neidson ressaltou que a Escola do Legislativo, mantida pela Assembleia Legislativa, oferece o curso de Libras, que é levado inclusive ao interior do Estado.

Fonte: DECOM - ALE
Publicada em 22 de abril de 2019 às 15:45

 

Leia Também

Ação em parceria com o TRE oferece informação e regularização da situação eleitoral às pessoas em situação de rua

A ação será no Centro Pop, nos dias 22 e 23 de abril, das 8h às 13h

Deputado Alex Redano destina R$ 660 mil em emendas para Campo Novo de Rondônia

Três associações serão contempladas no município

Deputado Nim Barroso fortalece parceria com município de Presidente Médici

Parlamentar reforçou o seu apoio político à administração

Farol da Oposição - coordenado pelo ITV, é lançado na sede do PSDB Nacional

O “Farol da Oposição”, coordenado pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV), braço de formação política no PSDB, foi lançado nesta quarta-feira (17), na sede do partido em Brasília

Envie seu Comentário