Após infestação de roedores no João Paulo II, Sesau atende deputado Anderson e intensifica dedetização e coleta de lixo

Após infestação de roedores no João Paulo II, Sesau atende deputado Anderson e intensifica dedetização e coleta de lixo

O deputado estadual Anderson Pereira (Pros) solicitou da Secretaria de Estado de Saúde – Sesau, através do oficio 185/2019, informações quanto à necessidade de realização de ação emergencial de limpeza e serviço de combate a pragas, bem como providências sobre instalações de lixeiras adequadas no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, em Porto Velho, após veiculação de matéria jornalística que mostrou a presença de roedores no local onde é armazenado o lixo.

A fiscalização foi feita pela equipe do Tribunal de Contas do Estado – TCE que encontrou irregularidades no local. Conforme a equipe de auditoria do TCE, “o lixo comum e o infectante encontram-se mal armazenados, uma vez que estão em local sujeito à ação de animais, como os ratos flagrados durante a atividade fiscalizatória. Foram ainda verificadas situações referentes à área externa e interna da unidade, próximas ao local de armazenamento do lixo, em visível mal estado de conservação”.

Através do oficio 7827/2019/SESAU-ASTEC, o parlamentar foi informado que ações de médio e curto prazos foram tomadas, onde um projeto de adequação definitiva do abrigo foi iniciado, além do aumento da frequência da coleta do lixo hospitalar, a substituição da porta externa que dava acesso aos roedores as dependências do hospital, bem como o aumento da frequência da dedetização na unidade hospitalar.

Ainda de acordo com o ofício de resposta, no que se refere a dispensa do lixo comum, foram instaladas bombonas para o armazenamento dos lixos úmidos, até a reforma do abrigo de resíduos sólidos, o que comportaria a acomodação de caçambas utilizadas para o acondicionamento de lixo hospitalar, estas bombonas são utilizadas de forma paliativa, pois seu material é de fácil manuseio e locomoção, porém de difícil penetração dos roedores.

Foi solicitado através de oficio encaminhado à Secretaria Municipal de Serviços Básicos – SEMUSB, que a coleta dos resíduos sólidos realizada pela empresa Marquise, seja feita duas vezes ao dia, a primeira após o almoço e a segunda após o jantar, diminuindo o número de roedores, visto que os restos alimentares dos pacientes e funcionários em menor período e de forma constante.

O serviço de dedetização que era realizado trimestralmente passou a ser mensal, e será mantido até a contenção das pragas.

“Parabenizo a equipe da Sesau, na pessoa do secretário Fernando Máximo, pela forma rápida e eficiente que atendeu minha solicitação, mostrando que estão preocupados com a saúde e o bem-estar dos pacientes e funcionários do Hospital João Paulo II, me coloco a disposição para contribuir na melhoria da saúde da população de Rondônia”, finalizou Anderson Pereira.

Fonte: Decom/ALE
Publicada em 14 de June de 2019 às 10:46

 

Leia Também

Deputado Ismael Crispin atende demanda do vereador Maurinho e entrega quase meio milhão em investimentos ao Hospital Municipal de Costa Marques

O parlamentar, expressou sua satisfação em iniciar 2025 com mais uma entrega significativa para Costa Marques

Recursos na conta da prefeitura para nova rodoviária de Cacoal

Os recursos foram assegurados pelo deputado Cirone Deiró, com o apoio do governador Marcos Rocha

Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema

Segundo indicação, objetivo é preencher vacância do cargo na delegacia

Secretário de obras Geraldo Sena determina paralisação das obras da rodoviária Destemidos Pioneiros

Secretário de Obras Geraldo Sena Neto

Envie seu Comentário