Governo de RO realiza cerimônia de lançamento da colheita do café no próximo sábado, 17, em São Miguel do Guaporé

Governo de RO realiza cerimônia de lançamento da colheita do café no próximo sábado, 17, em São Miguel do Guaporé

O governo de Rondônia realiza no próximo sábado, dia 17 de maio, às 9h, na propriedade de um produtor na Linha 102, Km 5 Sul, no município de São Miguel do Guaporé, a cerimônia oficial de Lançamento do Início da Colheita do Café. O estado possui cerca de 20 mil famílias produtoras de café. O evento, de iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), marca o início de mais um ciclo produtivo da cafeicultura rondoniense, setor que tem se destacado nacionalmente pela qualidade de sua produção e pelo papel relevante no desenvolvimento econômico e sustentável do estado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, cada grão colhido representa o esforço de famílias inteiras, que com coragem e dedicação fazem do nosso café um dos melhores do país. “O governo do estado tem investido fortemente com a realização da primeira Feira Robustas Amazônicos, assistência técnica, distribuição de mudas e entregas de equipamentos para garantir que essa cadeia continue crescendo e o setor siga fortalecido”, ressaltou. 

INÍCIO DA COLHEITA 

O Dia do Início da Colheita do Café Robustas Amazônicos, que celebra o papel fundamental dessa variedade na economia agrícola de Rondônia e do Brasil, passou a integrar oficialmente o calendário do estado em 14 de maio. A mudança reflete a realidade atual dos produtores, que lidam com diferentes ciclos de maturação precoce, intermediário e tardio em razão da diversificação de variedades e clones, o que fez com que a colheita, antes concentrada em abril, passasse a iniciar em maio, garantindo melhor aproveitamento da produção.

Com a criação da data, Rondônia reforça sua posição de destaque nacional como um dos maiores produtores de Robustas Amazônicos, promovendo reconhecimento, valorização e prestígio à produção cafeeira local.

FORTALECIMENTO DA CAFEICULTURA 

Recentemente, 29 secadores de café, foram entregues na regional da Seagri, em Ji-Paraná para pequenos e médios produtores de sete municípios. A ação marcou um importante avanço para o fortalecimento da cafeicultura no estado, que continua a se destacar no cenário nacional. A aquisição dos secadores foi possível graças a uma emenda parlamentar de mais de R$ 5 milhões, que permitiu a compra das 29 unidades, cada uma no valor de R$ 179 mil. Os secadores, de tecnologia avançada, são do modelo estático de fogo indireto, projetados para melhorar a secagem do café, um processo crucial para garantir a qualidade do produto final.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, a cafeicultura tem impacto positivo para o estado. “Esse momento representa o trabalho dos nossos produtores, que têm investido em qualidade, sustentabilidade e inovação. A Seagri apoia com entrega de fertilizantes, assistência técnica pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) para garantir políticas públicas eficazes, que promove o desenvolvimento rural e aumenta a competitividade do nosso café nos mercados mais exigentes”, declarou.

A cerimônia contará com a presença de lideranças do setor produtivo e produtores rurais, e visa valorizar o trabalho dos cafeicultores, reforçando o compromisso do estado com o crescimento sustentável e a geração de emprego e renda no campo.

Fonte: Assessoria
Publicada em 14 de May de 2025 às 14:19

 

Leia Também

Ações de preservação ambiental e combate às queimadas são intensificadas pelo governo de RO na Bacia do Rio Araras

Entre as iniciativas destacam-se campanhas educativas sobre o uso racional da água e a importância da conservação ambiental

Governo de RO realiza cerimônia de lançamento da colheita do café no próximo sábado, 17, em São Miguel do Guaporé

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, cada grão colhido representa o esforço de famílias inteiras, que com coragem e dedicação fazem do nosso café um dos melhores do país.

Prefeitura de Porto Velho reverte decisão sobre compra de cascalho

Realizado em 2024, o Pregão Eletrônico foi alvo de denúncia de sobrepreço

Contrato do lixo passa por remodelagem após decisão do TCE/RO

O TCE/RO apontou “erros insanáveis” no contrato firmado pela gestão passada

Envie seu Comentário