Cirurgia plástica no nariz pode levar a destituição da presidente do Peru

Cirurgia plástica no nariz pode levar a destituição da presidente do Peru

A presidente do Peru, Dina Boluarte, está envolvida em uma polêmica que pode levar à sua destituição. O motivo? Uma cirurgia plástica no nariz. 

Segundo a imprensa internacional, o Congresso poderá pedir a destituição, alegando que Boluarte colocou em risco a governabilidade do país ao não delegar o cargo. 

A cirurgia já era falada desde julho de 2023, como destaca a AFP, mas agora confirmada por Alberto Otárola, o seu ex-chefe de gabinete, perante uma comissão do Congresso.  

"Ela me disse que ia fazer uma rinoplastia... uma plástica ao nariz, mas por problemas respiratórios", disse Otárola aos deputados que investigam o caso, na terça-feira. 

A comissão em questão está investigando o que aconteceu com a presidente entre 28 de junho e 10 de julho de 2023, período em que esteve ausente de todos os eventos. O período coincide com a cirurgia, que foi realizada numa clínica em Lima. 

Otárola, que foi demitido em março, disse que durante a recuperação, a presidente desempenhou as suas funções virtualmente. 

"Não houve ausência de poder nessa altura, porque a intervenção cirúrgica não teve complicações", disse. 

Boluarte teria, contudo, violado a Constituição e está sujeita a um processo de destituição, uma vez que deveria ter pedido a autorização do Congresso. 

Fonte: Notícias ao Minuto
Publicada em 04 de December de 2024 às 15:04

 

Leia Também

Cirurgia plástica no nariz pode levar a destituição da presidente do Peru

Cirurgia já era falada desde julho de 2023 e agora voltou a repercutir

Deputada Cláudia de Jesus consegue avanços para saúde de Rondônia em Brasília

A parlamentar anunciou novas ambulâncias para cidades rondonienses e investimentos para Ji-Paraná

Prefeito de Nova Mamoré pede ao Ministério Público Eleitoral interrupção de seu processo por compra de votos

O prefeito de Nova Mamoré, Marcélio Brasileiro, entrou com uma cautelar em Ação de Não Persecução Penal (ANPP) no Juízo da Vara Eleitoral de Guajará-Mirim afim de interromper seu processo criminal onde é acusado por compra de votos na eleição de 2024

Deputado Cássio Gois celebra avanços do Proampe e destaca Cacoal como vencedora do ano

Para Cássio, o Proampe não é apenas uma política de microcrédito, mas uma ferramenta de transformação social e econômica em Rondônia

Envie seu Comentário