A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) manteve agenda em Brasília (DF) para tratar de demandas relacionadas à saúde pública de Rondônia. No Ministério da Saúde, ela esteve reunida com Marroni dos Santos Alves que é o Coordenador Geral de Planejamento de Assuntos Parlamentares e Jessica Italoema da Silva Moura que representa a Secretaria de Relações Institucionais do governo federal.
"Esperamos que as iniciativas aqui tratadas tragam resultados concretos para a população a partir de 2025, garantindo melhorias significativas no acesso à saúde", disse a deputada, que agradeceu o apoio do governo federal para ampliar e investir no Sistema Único de Saúde (SUS).
Novidades
Entre as demandas apresentadas, destaca-se a renovação de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Segundo Marrone, Porto Velho receberá cinco novas ambulâncias e Ariquemes será contemplado com três unidades no início de 2025. O compromisso inclui ainda a visita da ministra da saúde Nísia Floresta ao estado no próximo ano.
Outro tema abordado foi a inclusão de projetos para a construção de maternidades que atenderão as macrorregiões de Porto Velho e Ji-Paraná. O Ministério da Saúde se comprometeu a alinhar com o Governo de Rondônia os detalhes necessários para viabilizar as inscrições das propostas no próximo ciclo de investimentos.
Além disso, a deputada destacou a destinação de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para Ji-Paraná, uma no bairro Rondon e outra no bairro Copas Verdes, fortalecendo a atenção básica no município.
Fonte: ALE/RO
Publicada em 04 de December de 2024 às 15:03