Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, mas não impossível. Com a oferta de bolsa integral do Programa Faculdade da Prefeitura, os alunos passaram a contar com novas oportunidades e maiores chances de mudança de vida.
Uma virada de chave para quem busca a carreira profissional promissora. Foi o que aconteceu com a estudante Clarice Nogueira de Lima Reinke, de 21 anos, contemplada com bolsa integral pelo Programa Faculdade da Prefeitura. O curso escolhido foi o de Odontologia. Para ela, um grande passo para a realização de um sonho.
“Sempre pensei em fazer Odontologia. E desde o primeiro ano do Ensino Médio me esforçava para obter boas notas no Enem. Minha rotina era puxada, pois tive que conciliar estudo e trabalho para ajudar a minha família. E quando eu soube do programa, pelas redes sociais, não perdi tempo e de imediato me escrevi. Naquele momento, percebi que era uma grande porta que poderia ser aberta e com isso, teria a chance de ingressar na faculdade, ter a minha profissão e garantir a estabilidade financeira, além de poder ajudar pessoas”, detalhou.
Curso escolhido por Clarice foi o de Odontologia
Clarice é casada há três anos e morava no distrito de Extrema, no município de Porto Velho. O esposo também se inscreveu no Programa Faculdade da Prefeitura e foi contemplado com a bolsa integral no curso de Engenharia Elétrica. Com a conquista da bolsa, em 2023, o casal passou a morar em Porto Velho. Daí em diante, uma nova jornada foi iniciada. Tanto Clarice quanto o esposo estudam numa faculdade particular, parceira do programa.
Hoje, a acadêmica do 3º período de Odontologia expressa, com sorriso no rosto, o sentimento de gratidão e com a visão de grandes projetos para o futuro. “Até então, fazer o curso superior era impossível, mas o Programa da Faculdade da Prefeitura mudou essa perspectiva e me abriu portas. Fazer o curso que sempre almejei, e de forma gratuita, já é um grande passo. Quando formada, sendo cirurgiã dentista, pretendo me destacar no mercado de trabalho, montar o meu consultório e ajudar as pessoas com trabalhos comunitários, por meio do meu serviço”, destacou Clarice que irá se formar em 2028.
Um fator decisivo para a conquista da bolsa integral de Clarice foi a nota obtida no Enem
Um fator decisivo para a conquista da bolsa integral de Clarice e seu esposo foi a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para ela, a aprovação também é fruto da persistência. “Não foi fácil chegar até aqui, mas valeu a pena. Aos estudantes que, assim como eu, anseiam em ingressar numa faculdade, não desistam. Continuem estudando, façam a prova do Enem e se inscrevam no Programa Faculdade da Prefeitura, pois é uma porta de entrada para a jornada acadêmica. Me sinto muito grata e honrada em fazer parte deste programa. Se eu não tivesse passado no programa, não sei se estaria cursando o ensino superior. Valeu a pena”, concluiu.
RESULTADOS
O Programa Faculdade da Prefeitura já tem sido uma porta de entrada para a vida acadêmica de muitos estudantes. Implantado desde 2010, o programa tem se consolidado, com ofertas de bolsas gratuitas para cursos de nível superior. De 2017 a 2024, na gestão Hildon Chaves, o programa deu um salto de bolsas ofertadas, atingindo a marca de 1.213 bolsas em diversos cursos, como Medicina, Jornalismo, Direito, Ciências Contábeis, Medicina Veterinária, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Odontologia, entre outros.
Acadêmica do 3º período de Odontologia, Clarice expressa o sentimento de gratidão
Um quantitativo expressivo, quase oito vezes mais, comparado a gestões passadas. Só neste ano, o programa assegurou bolsa de estudo integral para 522 alunos, de diversos cursos superiores. O reflexo dessa iniciativa já resulta em 210 profissionais formados e ultrapassa a marca de 970 estudantes em graduação nas faculdades Fimca, Metropolitana e Centro Universitário São Lucas, parceiras do programa.
REQUISITOS
Para se inscrever às vagas é necessário que o candidato tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ser portador de diploma de nível superior. O candidato também deve ter cursado ensino médio completo em escola pública ou ter sido bolsista integral em instituições privadas de educação, ser morador de Porto Velho no mínimo há cinco anos e ter renda mensal per capita de até 1 salário mínimo e meio.
Fonte: Secom - Porto Velho
Publicada em 27 de November de 2024 às 08:44