Cidade segura: Governo do Estado deflagra operação “Fio Desencapado”

Cidade segura: Governo do Estado deflagra operação “Fio Desencapado”

O governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, em parceria com a prefeitura de Porto Velho, iniciou mais uma operação do programa Cidade Segura. A operação “Fio Desencapado” tem como foco, a redução dos crimes de furto de fios elétricos e hidrômetros de fornecimento de água, realizando a fiscalização nos pontos de comercialização de sucatas e ferros-velhos. A ação é coordenada pelo Comando Regional de Policiamento I, e tem participação dos Batalhões Especializados da Polícia Militar e secretarias municipais. Os estabelecimentos fiscalizados já foram denunciados pela população anteriormente.

Os  furtos de fios elétricos e hidrômetros de água trazem prejuízos financeiros para a população, e também aos cofres públicos, além de representarem riscos à segurança pública, uma vez que esse tipo de crime pode deixar a fiação exposta, podendo causar acidentes elétricos e também resultar na  falta de água para a comunidade.

De acordo com o comandante Regional de Policiamento I, coronel PM Robinson Brancalhão da Silva , essa operação é multi-agência e conta com dezessete equipes de polícia, fiscalizando lugares específicos para localizar materiais furtados, apreendendo e prendendo os envolvidos. “A prefeitura e suas respectivas secretarias, empresas privadas, participam desta operação, já que o comércio desses materiais se torna cada vez mais atrativo. O preço do cobre está custando mais de $55,00 reais o quilo, e acaba fomentando um mercado ilícito”, disse ele.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a atuação das operações tem como objetivo reduzir os crimes de furto, agindo de forma ostensiva e rápida, fortalecendo a fiscalização e combate as ações criminosas para proteger  à população.

O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, Felipe Vital destacou que a população pode colaborar denunciando práticas suspeitas, e informando sobre a venda de materiais que possam ser provenientes de furtos. “A cooperação entre diferentes setores, fortalecem as operações de fiscalização e facilitam a identificação de práticas ilegais”, afirmou.

Fonte: Secom
Publicada em 29 de março de 2023 às 11:44

 

Leia Também

PF, PM/RO e Exército Brasileiro prendem casal com grande quantidade de drogas em ação conjunta em Rondônia

Informações de inteligência levaram à interceptação de veículo com casal que transportava maconha e pasta base; ocorrência foi registrada em Nova Brasilândia D’Oeste/RO.

PF deflagra Operação para apurar esquema criminoso de concessão de créditos bancários em Rondônia

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, além do sequestro de R$ 1,5 milhão, veículos e mídias

PF fiscaliza empresas de curso de formação de vigilantes em todo o Brasil

Ao longo do dia, serão fiscalizadas 287 das 323 escolas de formação de profissionais de segurança privada no país.

Terceiro acidente com ambulância em Rondônia em menos de 20 Dias, dessa vez veículo de Vale do Anari Tomba na RO-257

Apesar do susto na estrada entre o 5º BEC e Ariquemes, paciente e ocupantes da ambulância passam bem; número de acidentes com ambulâncias no estado preocupa autoridades.

Envie seu Comentário