OAB-RO ingressa com ADI contra Lei dos municípios de Ji-Paraná e Castanheiras que fixam valor da RPV abaixo do teto mínimo

OAB-RO ingressa com ADI contra Lei dos municípios de Ji-Paraná e Castanheiras que fixam valor da RPV abaixo do teto mínimo

A Procuradoria Jurídica da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) questionando normas dos municípios de Ji-Paraná e Castanheiras que fixaram valor máximo para requisição de pequeno valor (RPV) abaixo do que determina a Constituição Federal.

Conforme a procuradoria, as referidas legislações municipais impedem que “os cidadãos que possuem créditos a receber da municipalidade acessem tais valores em tempo hábil, forçando-os a permanecerem indefinidamente na fila de precatórios”, ao mesmo tempo em que não foi observada a firme jurisprudência que o STF já possui “no sentido de que o teto da RPV não pode ser inferior ao valor equivalente ao maior benefício pago pelo Regime Geral da Previdência Social (INSS)”.

O artigo 100, §4º, da CF, e o art. 97, §12, do ADCT da Constituição Federal, fixa que o valor da RPV não pode ser inferior ao maior salário de benefício do INSS, atualmente R$ 7.087,22.

Desta forma, a OAB pede para que os municípios ajustem a legislação, garantindo dignidade aos credores.

O que é RPV?
Requisição de Pequeno Valor (RPV), assim como o Precatório, são formalizações de requisições de pagamento de determinada quantia por beneficiário, devida pela Fazenda Pública.

Quando um cidadão ganha uma ação judicial, os valores devidos são pagos mediante a expedição de uma Requisição de Pequeno Valor (RPV) ou de um Precatório.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Publicada em 24 de novembro de 2022 às 10:15

 

Leia Também

Homem é encontrado morto em hotel com bilhete premiado da Mega-Sena

A Polícia Militar foi acionada pelos funcionários do hotel que não conseguiam contato com o hóspede

Administração Hildon Chaves relega à população de Porto Velho a sol e chuva

Durante seis meses quem precisa usar o coletivo urbano é obrigado a tomar sol, devido à falta de abrigos

Deputado estadual Pimentel lamenta falecimento da Dra. Antonieta Gama

Com extremo pesar, solidarimo-nos, com a família da mãe, médica...

Jesuino fala sobre pedido de anulação das eleições no Brasil feito pelo PL

Outros deputados estaduais também abordaram o tema em sessão plenária.

Envie seu Comentário