Rondônia teve o maior aumento na folha de pagamento de servidores inativos em 2018

Rondônia teve o maior aumento na folha de pagamento de servidores inativos em 2018

O Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas concluiu um levantamento sobre a folha de pagamento de 23 unidades da federação. A pesquisa revela que os gastos com pessoal tiveram um aumento real médio de 2,9% em 2018, na comparação com 2017. Esse resultado é quase três vezes superior ao crescimento de 1,1% verificado no Produto Interno Bruto no ano passado.

As despesas com inativos seguem em crescimento e correspondem a dez vezes mais que os gastos com os servidores públicos em atividade. Rondônia e Tocantins foram os estados que registraram maior crescimento nos gastos com inativos. Rondônia com quase 23% de aumento e o Tocantins com 17%.

O coordenador da pesquisa do Ipea, Cláudio Santos, lembra que não é possível reduzir esses indicadores, já que com o passar dos anos mais servidores irão se aposentar.

O pesquisador do Ipea acredita que Rondônia e Tocantins têm em comum o fato de serem estados mais novos, que precisaram de contratar e incorporar aos seus quadros um grande número de servidores na década de 80. São esses servidores que agora estão se aposentando e alterando a folha de pagamento dos estados.

Ainda de acordo com levantamento do Ipea, considerando apenas servidores ativos, 14 estados tiveram crescimento nos gastos em 2018. Lideram a lista o Ceará, com 12,79%, e o Pará com8,52% de aumento na folha de pagamento de servidores na ativa.

Fonte: Radios EBC
Publicada em 16 de maio de 2019 às 11:31

 

Leia Também

Prefeitura nomeia candidatos aprovados no concurso da Semed

Estão sendo convocados agentes de limpeza, agentes de secretaria, merendeiras, cuidadores de aluno e professores

Por mais um ano, criançada se divertiu no Curumim Folia

A agenda da folia no mercado Cultural continua nesta segunda-feira (24), com a Batalha de Confetes, a partir das 22h

Acumulou: Ninguém acerta Mega-Sena e prêmio vai a R$ 200 milhões

Aberto para o público, o sorteio foi realizado no Espaço Caixa Loterias, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo

Cid Gomes é baleado em protesto de PMs em Sobral

Ex-governador do Ceará foi levado ao Hospital do Coração da cidade do interior do Ceará. Assessoria diz que disparo foi com arma de fogo.

Envie seu Comentário