O deputado José Lebrão (MDB) abordou nesta terça-feira (25), durante sessão ordinária, o grave problema social em Buena Vista, cidade boliviana, e Costa Marques, após o incêndio que consumiu pequenos estabelecimentos comerciais na tarde de segunda-feira (24). O parlamentar destacou a solidariedade dos empresários, políticos e da população em geral de Costa Marques e pediu também uma participação efetiva do governo de Rondônia.
Lebrão disse que o caso gera também um impacto econômico em Costa Marques, pois, segundo afirmou, os comerciantes da Bolívia também eram consumidores de produtos do lado brasileiro. Isso, explicou ele, ajudava muito nas finanças. Mas o momento, conforme frisou, é de ajudar as vítimas.
O fogo, que teria começado após a explosão de um botijão de gás de cozinha, de acordo com o deputado, destruiu por completo os comércios, construídos no sistema de palafitas sobre área alagadiça do rio Guaporé.
Ele disse que vai levar um tempo para que os comerciantes façam novas edificações na área dizimada. “Neste momento, temos que manter e reforçar a ajuda aos nossos irmãos bolivianos, como vêm fazendo a comunidade, doando roupas, água potável e alimentos. O importante agora é amenizar o problema”, disse.
Os deputados Jair Montes (PTC) e Chiquinho da Emater (PSB), em apartes, também falaram da importância da ajuda às vítimas e elogiaram o deputado José Lebrão por trazer o assunto para o debate e cobrar soluções. O fogo teria se alastrado também por causa de gasolina acondicionada em alguns estabelecimentos.
Fonte: assessoria
Publicada em 26 de June de 2019 às 08:25