Projeto de lei de autoria do deputado Lazinho da Fetagro (PT) que institui o Dia de Conscientização da Fibromialgia, foi aprovado pela Assembleia Legislativa e agora aguarda sanção do governador. A data escolhida é 12 de maio.
A fibromialgia, também conhecida como Síndrome da dor generalizada, caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. De causa ainda desconhecida, a síndrome é considerada como uma doença grave e incurável. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), calcula que a fibromialgia afeta de 3% a 4% da população, sendo a parte feminina mais acometida, especialmente na faixa etária de 30 a 55 anos.
O deputado Lazinho da Fetagro destaca que “uma doença que causa sofrimento a tantas pessoas, mas pouco conhecida, precisa do apoio do Estado para trazer esclarecimentos à sociedade, e contribuir para melhorar qualidade de vida da população que sofre com esta enfermidade”, afirma.
“Como verificamos, a fibromialgia é uma condição dolorosa generalizada e crônica. A proposta é importante para aqueles que têm a doença, e que além de sofrerem com dores e fadigas por muito tempo, ainda são discriminados por esta não ser uma doença perceptível aos outros”, defendeu.
Fonte: assessoria
Publicada em 27 de June de 2019 às 09:31