Casa Civil exonera servidores em cargos de confiança

Casa Civil exonera servidores em cargos de confiança

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, publicou portaria nesta quinta-feira (3) exonerando ou dispensando funcionários em cargos de confiança vinculados à pasta que assumiram as funções até o ano passado.

Segundo ele, foram afastados cerca de 320 servidores, que passarão por entrevistas e análises para apontar se foram indicados nas administrações de Luiz Inácio Lula da Silva ou de Dilma Rousseff, do PT.

O texto, publicado no "Diário Oficial da União", detalha que são funcionários de nível hierárquico igual ou inferior à gratificação DAS 6, excluindo os identificados como de natureza especial.

O corte também não incluiu os que atuam na SAJ (Subchefia para Assuntos Jurídicos) e na Imprensa Nacional, responsáveis pela publicação do "Diário Oficial da União".

De acordo com o decreto, a devolução dos funcionários cedidos para a Casa Civil aos seus cargos de origem não será imediata. Eles só retornarão se até a próxima quinta-feira (10) a pasta não manifestar interesse na manutenção deles.

Na tarde de quarta-feira (2), os funcionários da Casa Civil foram convocados ao auditório do Palácio do Planalto para serem comunicados das exonerações.

Segundo relatos à reportagem, eles só foram informados que seriam afastados depois que os veículos de imprensa já haviam divulgado a decisão, o que gerou revolta.Um dos servidores, que preferiu não se identificar, enviou para a reportagem gravação do momento em que o novo secretário-executivo adjunto da Casa Civil, Paulo Vogel, fez o anúncio.

"Essa decisão é do novo governo e cabe a nós todos aqui respeitá-la e segui-la. O que vai acontecer é que todo mundo vai ser exonerado", disse.

Segundo Onyx, os servidores exonerados serão submetidos a uma espécie de avaliação para definir se serão recontratados para os postos.

A expectativa é de que o processo de avaliação dure em torno de duas semanas, o que fará com que as funções fiquem vagas durante o período."Para não sair caçando bruxa, a gente exonera e depois conversa. Nós vamos despetizar o Brasil", afirmou. Com informações da Folhapress.

Fonte: Noticia ao minuto
Publicada em 03 de janeiro de 2019 às 10:03

 

Leia Também

Parlamento Amazônico: Delegado Lucas cobra providências da ANAC sobre reduções de voos

Em discurso, deputado de RO também questionou altos valores das tarifas

Deputado Alan Queiroz solicita medidas para ampliar voos em Rondônia

Parlamentar defende ampliação de voos na Amazônia e região Norte para impulsionar desenvolvimento econômico e integração regional

Deputado Ribeiro do Sinpol homenageia profissionais da Contabilidade em sessão solene

Formado em administração, o parlamentar enalteceu os profissionais que se dedicam na esfera privada ou pública

Ismael Crispin propõe Emenda Constitucional para combater crise área na Amazônia Legal

Parlamentar discursou durante 2ª Reunião do Colegiado do Parlamento Amazônico

Envie seu Comentário