Uma reunião ocorrida no gabinete da prefeitura de Rolim de Moura visando estabelecer um termo de cooperação técnica onde a universidade federal de Rondônia-UNIR, campus de Rolim de Moura, através do curso de medicina veterinária fará a gestão do centro de controle de zoonoses-CCZ.
Se a parceria for efetivada a Unir fica responsável por fazer a triagem dos animais, parte cirúrgica, castração quando for necessário e cuidados com os animais até estarem aptos para a adoção. O professor Ângelo Terra, chefe do departamento de medicina veterinária da Unir, afirmou ter interesse em fazer isso junto com o corpo técnico da Unir e com acadêmicos, e que é inclusive uma necessidade para as aulas práticas ter contato com maior número de animais, gatos, cachorro, cavaloS e outros animais que ficam solto dentRo da cidade e acabam sendo levados para a o centro de zoonoses.
O local e um centro de controle de saúde humana para animais que ofereçam riscos, mas também precisa de ter cuidado com a parte animal. Estamos trabalhando dentro dessa parceria para transferir a gestão técnica. Parte do termo já foi elaborado e está com o jurídico do município e será finalizado para que possa voltar a ser discutido junto com a universidade e a prefeitura municipal, a afirmação é do vereador Alisson Ferreira que desde o ano passado tem trabalhado para a parceria se firmar. “ Durante o ano de 2018 busquei aproximar a Universidade Federal de Rondônia da Prefeitura e hoje continuamos buscando uma parceria entre o Curso de Veterinária Centro de Controle de Zoonose com objetivo de dar qualidade e dignidade aos animais e cuidar da saúde humana”.
O prefeito Aldo Júlio agradeceu a Unir em se disponibilizar a fazer a parceria, mas aguarda o posicionamento do procurador Jurídico, Eduardo Staut para ver a legalidade.
“ Temos procurado fazer nossas ações todas dentro da legalidade, o município sozinho não tem condições, considero a parceria viável e se houver legalidade faremos com muita satisfação”.
O acordo estabelece que o município manterá servidores vigia, veterinário, zeladora e passa manter a parte de alimentação e a unir fica responsável por remédios, todo material cirúrgico e todo material de cuidado com os animais e o município também fica responsável pela manutenção do local.
Fonte: Semcom
Publicada em 31 de October de 2018 às 15:55