Zoonoses de Rolim poderá estabelecer parceria com medicina veterinária da Unir

Zoonoses de Rolim poderá estabelecer parceria com medicina veterinária da Unir

Uma reunião ocorrida no gabinete da prefeitura de Rolim de Moura visando estabelecer um termo de cooperação técnica onde a universidade federal de Rondônia-UNIR, campus de Rolim de Moura, através do curso de medicina veterinária fará a gestão do centro de controle de zoonoses-CCZ.

Se a parceria for efetivada a Unir fica responsável por fazer a triagem dos animais, parte cirúrgica, castração quando for necessário e cuidados com os animais até estarem aptos para a adoção. O professor Ângelo Terra, chefe do departamento de medicina veterinária da Unir, afirmou ter interesse em fazer isso junto com o corpo técnico da Unir e com acadêmicos, e que é inclusive uma necessidade para as aulas práticas ter contato com maior número de animais, gatos, cachorro, cavaloS e outros animais que ficam solto dentRo da cidade e acabam sendo levados para a o centro de zoonoses.

 O local e um centro de controle de saúde humana para animais que ofereçam riscos, mas também precisa de ter cuidado com a parte animal. Estamos trabalhando dentro dessa parceria para transferir a gestão técnica. Parte do termo já foi elaborado e está com o jurídico do município e será finalizado para que possa voltar a ser discutido junto com a universidade e a prefeitura municipal, a afirmação é do vereador Alisson Ferreira que desde o ano passado tem trabalhado para a parceria se firmar. “ Durante o ano de 2018 busquei aproximar a Universidade Federal de Rondônia da Prefeitura e hoje continuamos buscando uma parceria entre o Curso de Veterinária Centro de Controle de Zoonose com objetivo de dar qualidade e dignidade aos animais e cuidar da saúde humana”.

O prefeito Aldo Júlio agradeceu a Unir em se disponibilizar a fazer a parceria, mas aguarda o posicionamento do procurador Jurídico, Eduardo Staut para ver a legalidade.

“ Temos procurado fazer nossas ações todas dentro da legalidade, o município sozinho não tem condições, considero a parceria viável e se houver legalidade faremos com muita satisfação”.

O acordo estabelece que o município manterá servidores vigia, veterinário, zeladora e passa manter a parte de alimentação e a unir fica responsável por remédios, todo material cirúrgico e todo material de cuidado com os animais e o município também fica responsável pela manutenção do local.

Fonte: Semcom
Publicada em 31 de October de 2018 às 15:55

 

Leia Também

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

Foram investidos mais de R$ 1 milhão na aquisição de equipamentos entregues recentemente.

Pão Nosso: Marcos Rocha garante café da manhã gratuito para quem mais precisa

Em mais um compromisso cumprido, programa combate a insegurança alimentar e fortalece a economia local

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores

TJRO lançará projeto

O projeto proporciona um ambiente seguro e acolhedor nas comunidades indígenas para que os adolescentes em conflito com a lei possam cumprir suas medidas socioeducativas.

Envie seu Comentário