Votação da previdência social será na próxima semana; relator leu parecer nesta quarta

Votação da previdência social será na próxima semana; relator leu parecer nesta quarta

O relator da reforma da Previdência, Tasso Jereissati (PSDB-CE), lê nesta quarta-feira (28/08/2019) o parecer da proposta de emenda à Constituição (PEC) 6/2019 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.

O senador protocolou nessa terça-feira (27/08/2019) o texto na Casa. Com apenas dois pontos suprimidos da proposta aprovada na Câmara dos Deputados, Jereissati faz a leitura do projeto ao colegiado. A matéria altera o impacto final de R$ 933 bilhões para R$ 900 bilhões

Mesmo após a conclusão do relatório, parlamentares já apresentaram 279 emendas ao texto de Jereissati. A presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS), tenta, contudo, fazer um acordo com os senadores para que o prazo para apresentação de sugestões de alterações à matéria seja apenas até sexta (30/08/2019).

Isso porque, regimentalmente, é previsto o prazo de apresentação de destaques até o início da votação do projeto. Assim, poderiam protocolar emendas até a quarta-feira da semana que vem (04/09/2019).

Relatório
Jereissati retirou do parecer o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O parlamentar justifica que esse é um dispositivo assistencial e não previdenciário.

“[O BPC] acolhe trabalhadores que mais ficaram às margens do mercado de trabalho. São os que passaram mais tempo desempregados, informais ou até fora da força de trabalho. Não à toa, é mais usufruído por mulheres e na região amazônica. Essas pessoas não precisam fazer sacríficos”, escreveu o relator.

O segundo trecho que ficou de fora da proposta trata das aposentadorias especiais. O relator acatou a emenda do senador Jacques Wagner (PT-BA), que veda o aumento do sistema de pontos com a soma da idade mínima, do tempo de contribuição e do tempo de efetiva exposição.

Ou seja, trabalhadores expostos a agentes nocivos químicos, físicos ou biológicos prejudiciais à saúde terão direito à aposentadoria quando o total da soma resultante entres os requisitos for de: 66 pontos e 15 anos de exposição; 76 pontos e 20 anos de exposição e 86 pontos e 25 anos de exposição.

PEC paralela
A estratégia do relator de apenas suprimir pontos do projeto que causavam polêmica entre os parlamentares serve para dar celeridade à tramitação da PEC na Casa. Isso porque, quando não há mudança no mérito da proposta, o texto não precisa retornar à Câmara para mais uma votação. O Congresso Nacional já pode promulgar o projeto final.

Fonte: Metrópoles
Publicada em 28 de August de 2019 às 10:48

 

Leia Também

Pastor Evanildo se reúne com secretário de obras e discute melhorias para Porto Velho

Este encontro é um exemplo claro do compromisso do vereador com o progresso da cidade e com a busca por um futuro mais promissor para Porto Velho

Cerca de 230 mil brasileiros correm o risco de serem deportados dos EUA

De acordo com dados do Pew Research Center, o número de brasileiros vivendo ilegalmente nos EUA aumentou de 130 mil em 2016 para 200 mil em 2021, representando um crescimento de 54%. Estima-se que atualmente cerca de 230 mil brasileiros residam de forma clandestina no país

Com Trump, EUA podem limitar compra de carnes, sucos e siderúrgicos do Brasil, diz FGV/Icomex

A avaliação é do Indicador de Comércio Exterior (Icomex) divulgado nesta quarta-feira, 22, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

Recursos garantidos para os agricultores de Novo Horizonte

Apoio do deputado Jean Mendonça garante compra de implementos agrícolas para a Associação Agrícola Lacerda e Almeida, no distrito de Migrantinópolis

Envie seu Comentário