
De acordo com dados do satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) Rondônia possui 135 focos de queimadas, a maioria deles em Vilhena (27 focos) e Porto Velho (20 focos). Os focos estão espalhados por outros 20 municípios das cinco regiões do Estado. Com esses índices, Porto Velho e Vilhena estão no ranking das 30 cidades do país com maiores números de focos de queimadas do País.
O Plano de Gestão Ambiental de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais em Rondônia foi lançado em abril pelo Governo do Estado e irá focar na promoção educativa, na educação ambiental e a conscientização de prevenção à queimadas, através de parcerias entre vários órgãos como Defesa Civil, Sedam, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar e Prevfogo.
Cada instituição vai realizar ações específicas para atividades de curto, médio e longo prazo, com prioridade aos municípios de maior incidência de focos de calor, que são: Porto Velho, Nova Mamoré, Candeias do Jamari, Machadinho do Oeste, Buritis e Cujubim, que correspondem a 69% da área desmatada no Estado.
Fonte: VIA RONDÔNIA
Publicada em 19 de June de 2019 às 14:27