Venezuela nega responsabilidade por petróleo em praias do Brasil

Venezuela nega responsabilidade por petróleo em praias do Brasil

O governo Maduro negou, nesta quinta-feira (10), que a Venezuela não é responsável pelo petróleo que atingiu praias do Nordeste do Brasil. A declaração vem após o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, dizer que as manchas de óleo provavelmente estão relacionadas a produto da Venezuela.

Em comunicado conjunto, o Ministério do Petróleo e a empresa estatal de petróleo PDVSA disseram que não receberam nenhum relato de clientes ou subsidiárias sobre vazamentos de petróleo perto do Brasil.

"Consideramos as declarações infundadas", disse o comunicado, observando que as manchas estavam localizados a cerca de 6.650 quilômetros de sua infraestrutura de petróleo.

"Não há evidências de vazamentos de petróleo nos campos de petróleo da Venezuela que possa ter causado danos ao ecossistema marinho de nosso vizinho", diz o texto.

Na quarta-feira (9), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que o petróleo que apareceu em centenas de quilômetros de praias em nove estados do Nordeste é "muito provavelmente" da Venezuela. As autoridades investigam a origem do petróleo há mais de um mês.

Salles afirmou em uma audiência no Congresso que o vazamento, "acidental ou não", provavelmente veio de um navio estrangeiro.

"Esse petróleo que está vindo muito provavelmente é da Venezuela, como disse o estudo do Petrobras. É um petróleo que vem de um navio estrangeiro, ao que tudo indica, navegando perto da costa brasileira", disse Salles em audiência na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.

A produção de petróleo da Venezuela despencou nos últimos anos devido ao subinvestimento e má administração e, mais recentemente, às sanções dos Estados Unidos à PDVSA, destinadas a forçar a saída do presidente Nicolás Maduro.

O presidente Jair Bolsonaro está entre os críticos mais importantes de Maduro na América Latina. O Brasil não reconhece o governo de Maduro, e sim o de Juan Guaidó.

Comunicado da PDVSA publicado nesta quinta (10):

"Petróleos da Venezuela, S.A. (PDVSA) rechaça categoricamente as declarações do Ministro do Meio Ambiente da República Federativa do Brasil, Ricardo Salle, que acusa a República Bolivariana da Venezuela de ser responsável pelo petróleo bruto que polui as praias do nordeste do Brasil desde o início de setembro, considerando essas alegações infundadas, uma vez que não há evidências de derramamentos de óleo nos campos de petróleo da Venezuela que poderiam ter causado danos ao ecossistema marinho do país vizinho.

Da companhia estatal de petróleo da Venezuela, reiteramos que não recebemos nenhum relatório, no qual nossos clientes e / ou subsidiárias relatam uma possível avaria ou vazamento nas proximidades da costa brasileira, cuja distância com nossas instalações de petróleo é de aproximadamente 6.650 km, via marítima.

A República Bolivariana da Venezuela ratifica seu compromisso com a preservação da vida na Mãe Terra, objetivo histórico consagrado em nossa Constituição e na Lei do Plano da Pátria 2019-2025.

Condenamos essas reivindicações tendenciosas que buscam aprofundar as ações unilaterais de agressão e bloqueio contra nosso povo."

Fonte: G1
Publicada em 10 de outubro de 2019 às 11:05

 

Leia Também

Preparativos para reabertura do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão em andamento

Semdestur ficará responsável pelo museu por 90 dias, e a Amazonfort cuidará do restante do complexo

Governo de Rondônia promove “Dia Especial do Programa Peixe Saudável”, em Ariquemes

Eventos como esse são fundamentais para disseminar o conhecimento entre os interessados na cadeia do peixe

Detran-RO facilita pagamentos e parcelamentos de taxas para garantir a regularização de veículos

Para parcelamento, tenha em mãos dados pessoais, do cartão de crédito e do veículo

Rondônia recebe Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Penal

O Selo foi garantido em alusão ao número de reeducandos inseridos em atividades laborais no Estado

Envie seu Comentário