Com o objetivo de aprimorar a gestão pública patrimonial imobiliária e mobiliária, o governo de Rondônia, realiza um seminário sobre “Gestão Pública Patrimonial – Um Novo Modelo de Gestão”. O evento vai acontecer no Teatro Palácio das Artes, com início no dia 27 de maio, às 8h, se estendendo até 13h30. O seminário terá continuidade no dia 28, conforme programado pela Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat).
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca a importância de se investir na qualificação dos servidores públicos e dos investimentos tecnológicos das secretarias, órgãos e autarquias. “Investir em consultorias especializadas em gestão patrimonial, tem por objetivo garantir a normatização e a reestruturação da gestão patrimonial do estado de Rondônia o que resulta em serviços de qualidade para o cidadão”, destaca.
O secretário da Sepat, David Inácio ressalta que o seminário irá proporcionar um espaço de aprendizado e troca de experiências sobre boas práticas e inovações na gestão do patrimônio público. A iniciativa demonstra o compromisso do governo do estado com a eficiência, transparência e modernização na administração dos bens públicos, com o objetivo de atender às demandas da sociedade e promover uma gestão patrimonial de excelência.
David Inácio explica que a Sepat é responsável pela gestão patrimonial, coordenando cerca de dois milhões de bens móveis e todos os imóveis públicos de Rondônia, distribuídos em órgãos importantes como educação, segurança e saúde. Além de fiscalizar esses ativos, a secretaria é responsável por destinar os imóveis estaduais para serviços públicos, buscando atender às necessidades dos cidadãos de Rondônia.
A Sepat fiscaliza a utilização dos bens móveis e imóveis
“A missão vai além do gerenciamento burocrático; cabe a Sepat o compromisso fundamental de garantir a correta utilização desses recursos em benefício da sociedade”, afirmou o secretário.
A coordenadora de Patrimônio Mobiliário, Joicilene Saraiva de Lima, disse que a Sepat vem trabalhando e os resultados estão surgindo como a descentralização dos bens móveis, implementada pela Sepat que representa um marco na administração pública de Rondônia. “Ao transferir competências para as unidades gestoras, a Sepat promove agilidade, transparência e controle mais eficaz do patrimônio público, fortalecendo a governança e ampliando a competitividade no mercado fornecedor”, afirmou.
A coordenadora de Patrimônio Imobiliário da Sepat, Laura Betânia dos Santos Cavalcante, destaca a importância da inovação tecnológica para o progresso administrativo e cita a contratação de uma empresa especializada em software, que tem por objetivo automatizar a administração pública, reduzir burocracias e melhorar a eficiência operacional, tudo em conformidade com os princípios da Administração Pública, aumentando a eficiência e a qualidade dos serviços públicos.
O Seminário sobre Gestão Patrimonial é direcionado para os gestores do poder executivo estadual – Programação Seminário Gestão Patrimonial
Fonte: Secom - Rondônia
Publicada em 17 de May de 2024 às 12:58