Trump adia tarifas adicionais para as importações de automóveis

Trump adia tarifas adicionais para as importações de automóveis

Donald Trump anunciou que vai adiar uma decisão sobre o incremento de taxas de importação no setor automóvel por um período de até seis meses, num comunicado enviado hoje pela Casa Branca.

Estas tarifas são particularmente temidas na Europa, especialmente na Alemanha, que é um forte exportador de automóveis para os EUA.

Com a decisão de adiamento, o Presidente norte-americano diz que quer proteger o setor estratégico automóvel e aliviar tensões nas negociações comerciais com os países europeus e com o Japão, que decorrem sob o pano de fundo de uma estratégia política protecionista por parte de Donald Trump.

"O secretário de Comércio (...) deve continuar as negociações dos acordos" e informará no prazo de 180 dias o Presidente dos EUA sobre os resultados das negociações, explica o comunicado.

Washington ressalta que um relatório apresentado pelo Departamento de Comércio em 17 de fevereiro destacou o facto de "a investigação e o desenvolvimento no setor automóvel serem críticos para a segurança nacional".

"A base industrial de defesa dos EUA depende do setor automóvel para o desenvolvimento de tecnologias essenciais para manter nossa superioridade militar", afirma o mesmo relatório.

O documento acrescentava ainda que "o aumento das importações de carros e de peças para automóveis deram às empresas estrangeiras uma vantagem competitiva sobre as empresas americanas nas últimas três décadas.

Perante este diagnóstico, o secretário de Comércio, Wilbur Ross, recomendou "tomar medidas para ajustar as importações de automóveis de modo a que não ameacem a segurança nacional".

Fonte: assessoria
Publicada em 17 de May de 2019 às 10:37

 

Leia Também

Prefeitura de Porto Velho Prorroga Inscrições para subcomissão técnica de Publicidade

Grupo será responsável pela análise de propostas em licitação para contratação de agência de publicidade

Presidente do TJRO reconhece o esforço de servidores da Central de Processos Eletrônicos

Em reunião na CPE, o desembargador agradeceu o empenho para melhorar os indicadores

CNJ abre consulta pública para contribuições à Política Nacional da Pessoa com Deficiência em Âmbito Judicial

Prazo para envio de sugestões segue até o dia 21 de julho

Inscrições para o 4º Exame Nacional da Magistratura começam nesta quinta, 10 - Saiba como requerer heteroidentificação

Saiba como requerer heteroidentificação

Envie seu Comentário