Truculência da PM aterroriza garimpeiros no baixo Rio Madeira

Truculência da PM aterroriza garimpeiros no baixo Rio Madeira

Fiscais da Marinha do Brasil e Polícia Militar realizaram hoje (23.11), uma operação contra um grupo de garimpeiros no rio Madeira, ameaçando de prender e tocar fogo nas balsas dos garimpeiros que sobrevivem da garimpagem na região.

A operação aconteceu na região na vila pesqueira de Cujubim, em uma localidade chamada São Miguel, mas apesar da atividade ser clandestina, a truculência de policiais e fiscais na abordagem findaram manchando os objetivos da ação conjunta, em virtude do despreparo dos agentes públicos na condução. 

Há relatos de agressão verbal por policiais sobre garimpeiros que estavam desarmados e ainda invasão de balsas pela Força Tática, comandada pelo Sargento Marcelão. Há ainda ameaças dos próprios policiais de retorno ao local pela parte da noite para atear fogo nas embarcações, caso os garimpeiros retornem ao local. 

Em janeiro desse ano, o governador Marcos Rocha baixou decreto liberando a atividade garimpeira na APA (área de proteção ambiental) do rio Madeira, mas a Justiça determinou a anulação desses decretos. Enquanto Executivo e Judiciário brigam para ver quem manda centenas de famílias de garimpeiros operam clandestinamente para poder sobreviver. 
Tanto os trabalhadores como os donos de balsas irão responder por crime federal (garimpagem ilegal). Rondônia, muito conhecida por suas riquezas, já ficou conhecida mundialmente pela matança de garimpeiros por índios em Cacoal, mas ainda hoje não resolveu suas questões minerais, que depende de autorização federal. 

Garimpos são grandes fontes de receita e renda, mas são vistas com muita má vontade por parte dos donos do poder que autorizam a entrada de ONGS na Amazônia, mas vedam a exploração de riquezas por parte de pessoas humildes, sem instrução e que na maioria das vezes correm risco de vida em uma atividade das mais perigosas. 

Apreender equipamentos e prender trabalhadores não resolvem a situação, pois a atividade é meio de subsistência. É um negócio lucrativo que gera muito dinheiro para indústrias de combustíveis, emprega uma mão-de-obra considerável e geral emprego para centenas de famílias.

Fonte: VIARONDONIA
Publicada em 24 de novembro de 2021 às 10:16

 

Leia Também

Parabéns, rondonienses! O trabalho que nos une e nos fortalece!

Seja no campo ou na cidade, Rondônia é referência em desenvolvimento pela força do trabalho de seu povo

Começa contagem regressiva para a Rondônia Rural Show Internacional

Evento acontece entre os dias 20 a 25 de maio, em Ji-Paraná

Rondônia evolui com cursos gratuitos e geração de vagas de empregos; confira as oportunidades

Governo de Rondônia ajuda quem busca uma vaga no mercado de trabalho, por meio do serviço Geração Emprego

Primeira etapa da campanha de declaração de rebanhos 2024 tem início em Rondônia

Declaração de rebanhos pode ser feita preferencialmente pela internet, no site da Idaron

Envie seu Comentário