
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, autorizou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a deixar a prisão e ir a São Paulo se encontrar com parentes, que participam do velório de Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão do petista.
A decisão saiu em resposta ao recurso apresentado pela defesa de Lula ao STF, depois de ter o pedido negado por duas instâncias inferiores.
Na decisão, o ministro concedeu o habeas corpus para que Lula pudesse ver os parentes em uma unidade militar em São Paulo. Inclusive com a possibilidade de o corpo ser levado até o local. Toffoli vetou o uso de celulares, a presença da imprensa e qualquer declaração pública de Lula.
“Concedo ordem de habeas corpus de ofício para, na forma da lei, assegurar, ao requerente Luiz Inácio Lula da Silva, o direito de se encontrar exclusivamente com os seus familiares, na data de hoje, em Unidade Militar na Região, inclusive com a possibilidade do corpo do de cujos ser levado à referida unidade militar, a critério da família”, decidiu o presidente do Supremo.
Logo após a decisão, a página oficial do ex-presidente no Twitter divulgou uma mensagem na qual o ex-presidente reclama da demora da decisão do ministro e informa que o sepultamento já ocorreu. “São Bernardo do Campo: Lula é impedido de participar de velório e enterro de irmão; Toffoli libera saída de Lula após sepultamento ter ocorrido”.
Fonte: METROPOLES
Publicada em 30 de January de 2019 às 11:24