SOLIDARIEDADE QUE SALVA: Rondônia, Acre e Amazonas se unem em transplante de órgãos

SOLIDARIEDADE QUE SALVA: Rondônia, Acre e Amazonas se unem em transplante de órgãos

Um gesto de amor transformou a dor em esperança na segunda-feira (5). No Centro Cirúrgico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, foi realizada a captação de fígado, rins e córneas de uma mulher que, por meio da generosidade de sua família, salvou vidas.

A doadora era moradora da Capital rondoniense. Em um momento delicado, seus familiares tomaram uma decisão nobre: autorizar a doação dos órgãos, permitindo que outra pessoa, um homem residente em Envira, no interior do Amazonas, tivesse uma nova chance de viver com mais qualidade. A cirurgia de transplante aconteceu no mesmo dia, na Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), em Rio Branco, no Acre.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da união entre os estados. “Amazonas, Rondônia e Acre somaram forças em uma missão que atravessa fronteiras para garantir o que há de mais valioso: a vida.”

A operação contou com uma complexa logística de transporte aéreo, com o apoio dos governos do Acre e Amazonas, viabilizando o deslocamento das equipes médicas e do paciente receptor.

O secretário estadual de Saúde, Jefferson Rocha, reforçou o compromisso de Rondônia com a causa. “Temos orgulho de fazer parte dessa rede de solidariedade. Nossa equipe esteve mobilizada para garantir que tudo acontecesse com segurança e agilidade. Cada minuto conta”, declarou.

COMO SER DOADOR DE ÓRGÃOS

Ser doador é simples e faz uma diferença imensa. Não é necessário registrar a decisão em documentos oficiais, basta conversar com a família e manifestar o desejo de doar. São os familiares que autorizam a doação, caso ocorra uma situação de viabilidade.

Rondônia tem se destacado nacionalmente na área. Em 2024, o estado conquistou o 1º lugar na Região Norte e o 3º no ranking nacional de doações. Esse resultado é fruto de investimentos contínuos na capacitação de profissionais e no acolhimento humanizado às famílias, fortalecendo uma cultura de empatia e solidariedade.

Fonte: Assessoria
Publicada em 08 de May de 2025 às 10:42

 

Leia Também

Prefeitura de Porto Velho Prorroga Inscrições para subcomissão técnica de Publicidade

Grupo será responsável pela análise de propostas em licitação para contratação de agência de publicidade

Presidente do TJRO reconhece o esforço de servidores da Central de Processos Eletrônicos

Em reunião na CPE, o desembargador agradeceu o empenho para melhorar os indicadores

CNJ abre consulta pública para contribuições à Política Nacional da Pessoa com Deficiência em Âmbito Judicial

Prazo para envio de sugestões segue até o dia 21 de julho

Inscrições para o 4º Exame Nacional da Magistratura começam nesta quinta, 10 - Saiba como requerer heteroidentificação

Saiba como requerer heteroidentificação

Envie seu Comentário