Os estados do Norte e Nordeste historicamente fazem parte do infeliz ranking dos mais violentos do país, mas uma notícia publicada recentemente em um importante site nacional aponta que Rondônia figura juntamente com São Paulo (Sudeste) e Santa Catarina (Sul) como os estados que mais reduziram a taxa de homicídio no Brasil.
A notícia é comemorada pelo governador de Rondônia, Daniel Pereira, que aponta que é possível melhorar ainda mais o enfrentamento da criminalidade através de iniciativas estratégicas e inteligentes como o Sistema de Análise Criminal apresentado na segunda-feira (22) em Cacoal juntamente com a entrega de equipamentos mobile.
Na solenidade realizada no auditório da Faculdades Integradas de Cacoal (Unesc) foram entregues 12 kits de tecnologia embarcada. Mais de 400 serão distribuídos em todo o Estado até o final deste ano. Além de 42 computadores, sendo 31 destinados a Polícia Militar, cinco para a Polícia Civil e seis para o Corpo de Bombeiros.
‘‘Esses equipamentos [Mobile] vão dividir a segurança pública de Rondônia em um antes e depois’’, aponta o governador que informou que o mesmo será feito para a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e a Polícia-Técnica (Politec). Com a mobile, as ocorrências serão digitalizadas, substituindo assim o uso de papel e caneta e promovendo mais eficiente e agilidade na prestação do serviço à sociedade.
SISTEMA DE ANÁLISE CRIMINAL
Outra inovação de enfrentamento inteligente a violência apresentada no evento é o Sistema de Análise Criminal, ferramenta criado a custo zero através de parceria entre o governo e o Ministério Público. Na palestra apresentada pelo coordenador do projeto e promotor da 20ª Promotoria de Justiça Shalimar Christian Priester Marques, o público formado por policiais militares poderem conhecer as mais diversas formas de buscar dados precisos para atuar preventivamente contra criminosos através de um click.
‘‘É uma das ferramentas mais modernas que temos no mundo para o enfrentamento crime e importante para estabelecer metas’’, disse o governador. De acordo com o promotor, no Brasil apenas Rondônia através desse sistema possui condição de fazer análise preditiva, ou seja, projetar a quantidade, local e período que os crimes tendem a acontecer e assim evitar que eles aconteçam. ‘‘Para combater a criminalidade é preciso inteligência e isso é inteligência’’, considera. O sistema já está disponível aos policiais através de link e em breve deve estar disponível em app inserido no mobile.
Fonte: Assessoria
Publicada em 23 de October de 2018 às 09:32