Senador de Rondônia critica projeto que amplia cotas raciais em concursos públicos: “estimula o relaxamento”

Senador de Rondônia critica projeto que amplia cotas raciais em concursos públicos: “estimula o relaxamento”

 Durante um debate na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o senador Marcos Rogério, do PL de Rondônia, manifestou forte oposição ao Projeto de Lei 1.958/2021. Esta proposta busca aumentar de 20% para 30% as cotas reservadas a negros, indígenas e quilombolas em concursos públicos federais e estender a política por mais dez anos. Segundo o senador, a medida "estimula o relaxamento nos padrões de avaliação no serviço público", o que, em sua visão, compromete a meritocracia e a eficiência administrativa.

Marcos Rogério argumenta que a política de cotas faz com que as avaliações em concursos e no serviço público não sejam baseadas no mérito ou nas habilidades dos indivíduos, mas sim em características étnicas e raciais. "Elas criam o pior cenário possível, porque admitem a discriminação racial para atingir um objetivo político. Isso leva a uma situação onde as pessoas não são julgadas pelo que são ou pelo que fazem, mas pela cor de sua pele ou por sua origem étnica, um modelo que introduz a hipocrisia no serviço público porque estimula o relaxamento", afirmou o senador.

O senador também levantou questões sobre o processo de avaliação durante o estágio probatório dos servidores admitidos por meio de cotas, questionando se haveria uma flexibilização dos critérios normalmente aplicados a todos os funcionários.

Fonte: Rondônia Dinâmica
Publicada em 25 de April de 2024 às 14:27

 

Leia Também

“Meu Voto, Meu Poder” nas escolas: Justiça Eleitoral presta atendimento em escolas públicas da capital

Atendimento gratuito nas escolas João Bento e Eduardo Lima e Silva para alistamento eleitoral de jovens a partir de 15 anos.

Vereador Adalto de Bandeirantes visita SEMED para discutir transporte Escolar na Zona Rural da Capital

Encontro abordou a necessidade de manutenção e ampliação da frota de ônibus escolares para garantir acesso à educação nas comunidades afastadas de Porto Velho

Cirone Deiró apoia comemoração dos 37 anos de São Miguel do Guaporé

Deputado assegurou, esse ano, R$ 100 mil para a realização da festa de aniversário do município

Ieda Chaves recomenda a oferta de conexão wi-fi aos usuários do Hospital João Paulo II

Estratégia busca humanizar e otimizar atendimento hospitalar em Porto Velho

Envie seu Comentário