Semusa realiza seminário integrado para prevenção e controle da sífilis congênita

Semusa realiza seminário integrado para prevenção e controle da sífilis congênita

Nos dias 22 e 23 de outubro, no Rondon Palace Hotel, das 8 h às 12 h e das 14 h às 18 h, a Secretaria de Saúde de Porto Velho (Semusa) realiza o “Seminário Integrado na Prevenção e Controle da Sífilis Congênita”.

No evento, serão capacitados os profissionais de saúde da rede municipal e estadual para atuarem juntos na prevenção e tratamento da doença, segundo informou Daniele Souza, gerente de Vigilância Epidemiológica.

Os dados epidemiológicos mostram um aumento constante no número de casos de sífilis todo o país, em especial em gestantes e congênita. Em porto Velho, entre 2013 e 2017, foram registrados 614 casos de sífilis em gestantes, e 409 casos de crianças expostas à sífilis congênita.

Este ano, entre os meses de janeiro a setembro, a Semusa já registrou 87 casos de sífilis congênita e 111 casos de sífilis em gestantes.

Campanha

Na manhã desta terça-feira 16, no auditório da secretaria, a Coordenação das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTS) abriu a Semana de Combate a Sífilis, com o objetivo de enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequado da doença, especialmente durante o pré-natal. O evento contou com representantes de diversas entidades ligadas a saúde.

“ O teste rápido para sífilis é oferecido em todas as unidades de saúde da atenção básica, o que facilita o diagnóstico precoce de pessoas infectadas. Após o diagnóstico, os pacientes podem realizar o tratamento na unidade mais próxima de sua casa”, explicou a secretária de Saúde, Eliana Pasini.

Sífilis

A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. É transmitida de uma pessoa infectada para outra durante o sexo desprotegido, bem como por intermédio da transfusão de sangue e da mãe infectada, que passa para o bebê durante a gestação ou no parto.

Fonte: Comdecom
Publicada em 19 de October de 2018 às 09:50

 

Leia Também

Regularização fundiária rural é impulsionada pelo Governo de RO com a disponibilização de servidores

Governo do estado colocou à disposição do Incra em Rondônia, 68 servidores para fazer regularização fundiária rural

Nota de Esclarecimento - Instituto de Pesquisa Brasil Dados

O Instituto Brasil Dados, empresa com 20 anos de atuação no ramo de pesquisa eleitoral em Rondônia, vem a público esclarecer informações divulgadas na manhã desta quarta-feira (18) pelo site Fronteira 364, envolvendo seu representante, Frank Almeida, e o candidato a prefeito Affonso Cândido de Ji-Paraná.

R$ 2,5 milhões destinados ao Programa de Aquisição de Alimentos beneficiam aproximadamente 300 produtores indígenas, em Rondônia

Programa irá beneficiar aproximadamente 300 produtores rurais indígenas e de povos tradicionais com a aquisição de alimentos em comunidades do estado

Ações de prevenção às queimadas e preservação ambiental são realizadas pelo governo de RO, no Vale do Jamari

As ações visam ofertar atividades educativas, as quais incentivam os cuidados com o meio ambiente

Envie seu Comentário