Semusa inaugura Núcleo de Segurança do Paciente

Semusa inaugura Núcleo de Segurança do Paciente

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) inaugurou nesta terça-feira, 30, em sua sede, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços de saúde desenvolvidos pelas unidades da rede municipal, seguindo os padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O núcleo é formado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde. O NSP obedece as metas instituídas pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Segurança do Paciente.

Essas metas incluem: identificar corretamente o paciente, melhorar a segurança na prescrição, no uso e administração de medicamentos, higienização das mãos corretamente para evitar infecções e melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde

Para a coordenadora estadual do NSP, Vanessa Ezaki, a iniciativa é pioneira em Rondônia e serve de incentivo para que outras secretarias municipais também instalem os seus núcleos.

A professora da Uniron, Luciene Carvalho, explicou que o NSP foi planejado pelo Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC) da Semusa e executado pelas alunas do décimo período do curso de Enfermagem da faculdade, que viram a necessidade de ter o núcleo gestor na sede.

A Maternidade Municipal Mãe Esperança e o Samu já possuem o Núcleo de Segurança do Paciente. A meta agora é expandir o sistema para as demais unidades de saúde.

Fonte: Comdecom
Publicada em 30 de October de 2018 às 16:37

 

Leia Também

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

Foram investidos mais de R$ 1 milhão na aquisição de equipamentos entregues recentemente.

Pão Nosso: Marcos Rocha garante café da manhã gratuito para quem mais precisa

Em mais um compromisso cumprido, programa combate a insegurança alimentar e fortalece a economia local

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores

TJRO lançará projeto

O projeto proporciona um ambiente seguro e acolhedor nas comunidades indígenas para que os adolescentes em conflito com a lei possam cumprir suas medidas socioeducativas.

Envie seu Comentário