A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Porto Velho (Semes) encerrou 2018 com avaliação positiva e cumprimento total das metas. Ao longo do ano, foram realizados diversos campeonatos, torneios e pelo menos quatro projetos contínuos que vêm fortalecendo a iniciação esportiva, além de promover melhor qualidade de vida às crianças, aos jovens e aos adultos.
Exemplo de iniciativa que apresenta bons resultados é o programa ‘Talentos do Futuro’ que, voltado para jovens de 6 a 17 anos, chegou a atender quase mil estudantes com escolinhas de iniciação esportiva nas modalidades futsal, taekwondo, voleibol e xadrez.
Além da prática esportiva, os inscritos receberam alimentação complementar. Outros quatro mil jovens foram atendidos através de convênio com associações parcerias e professores voluntários. As escolinhas funcionavam três vezes por semana, nos núcleos de atendimentos esportivos, nos turnos matutino e vespertino.
Os idosos não foram esquecidos. Para contemplar o público da terceira idade, a Semes levou, para os espaços da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), exercícios físicos orientados, com abordagem recreativa e prazerosa, através do projeto ‘Viver Ativo’. Participaram mais de 2.200 idoso em dois polos.
Outro projeto que cresceu em 2018 foi o ‘Viver Bem’. A proposta chegou a 11 polos, 4.500 pessoas atendidas com aulas de zumba, treino funcional e hidroginástica, com a participação de professores do quadro de servidores e voluntários.
Para democratizar o acesso ao lazer e ao esporte recreativo, a cada semana ou quinzena, ruas, praças e parques da capital e dos distritos receberam atividades de recreação, esporte e lazer. Foram mais de 25 edições do ‘Rua de Lazer’ nos bairros. A atividade também foi realizada nos distritos de Jaci-Paraná, Fortaleza do Abunã, e nas comunidades de Cavalcante, Boa Vitória, Santa Catarina, Papagaio, Ressaca e Demarcação.
Outra atividade considerada de sucesso foi o 27º Campeonato Interdistrital de Esportes. O campeonato de futebol e voleibol entre distritos proporcionou intercâmbio sociodesportivo. Foram 38 equipes, um total de 900 atletas, entre as categorias feminina e masculina. O campeonato teve início no dia 2 de agosto, com a fase seletiva de vilas, em São Carlos, e encerrou com disputa das duas melhores equipes da fase BR e da fase Baixo madeira, no Estádio Aluízio Ferreira, nos dias 07 e 08 de setembro.
A Semes já tem metas para o próximo ano, como a ampliação da oferta de vagas dos projetos com o início das operações do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) e do Complexo Padrão.
Fonte: Assessoria
Publicada em 03 de January de 2019 às 10:21