A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Ensino Rural, alterou o calendário escolar rural para adaptar às condições meteorológicas e garantir o transporte dos estudantes das escolas. A reunião com os diretores foi realizada nos dias 8 e 9 e a decisão aprovada por unanimidade.
Com a mudança, o ano letivo rural terá início em 1º de abril, com término em 20 de dezembro, completando os dias letivos. Já o recesso de meio de ano será de 15 dias, no mês de agosto.
Para o secretário Cesar Licório, esta proposta visa atender as especificidades de cada comunidade. “Foi através da equipe pedagógica e gestores escolares que tivemos esta proposta exclusiva para atender a Rede Municipal no Ensino Rural”, esclareceu o gestor.
As coordenadoras de ensino da Zona Rural, Adomice Bezerra e Suzana Rodrigues, afirmaram que esta será uma iniciativa inédita no município visando a preocupação com a aprendizagem dos alunos, que ficavam prejudicados por causa do inverno amazônico. “E quanto aos gestores do ensino rural, esta iniciativa teve uma aceitação por unanimidade, porque eles entendem o beneficiados que será para a comunidade escolar”, disseram as coordenadoras que ainda ressaltaram que o atendimento pedagógico às escolas rurais será mais rápido e eficaz.
A diretora Ana Célia, da Escola Manoel Granjeiro, localizada na Comunidade Viçosa, comemorou a mudança. “É um grande ganho esse calendário diferenciado. Pois antes, era muito semelhante com as aulas na área urbana, mas o secretário César Licório, a Semed consegui adequar o calendário rural a nossa realidade. Será muito melhor para os nossos alunos”, garantiu a diretora, que diz que na escola há cerca de 70 alunos de 1º ao 5º ano.
Fonte: Comdecom
Publicada em 10 de January de 2019 às 16:10