Durante toda a semana que passou, vários segmentos da sociedade discutiram temas ligados à sustentabilidade, durante a 1ª Semana da Responsabilidade Socioambiental, promovida pela Prefeitura de Porto Velho.
A Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Ambiental (Sema), por meio do Instituto São Rafael, colocou em pauta debates sobre empreendimentos sustentáveis, coleta seletiva em condomínios e escolas, saneamento básico e educação para o consumo sustentável.
O evento teve como objetivo aproximar a comunidade para promoção da área socioambiental e permanente debate sobre sustentabilidade, além do compartilhamento de ações concretas para formular práticas a serviço da coletividade.
A programação incluiu diversas atividades: exposição de ações e práticas sustentáveis bem-sucedidas e desenvolvidas por órgãos e empresas porto-velhenses; palestras direcionadas a comunidade em geral; capacitação de profissionais da área; visitas ao parque e reinauguração do Parque Natural de Porto Velho.
Segundo o subsecretário Robson Damasceno, nos dias 12 e 13 houve um ciclo de palestras com vários temas. “No dia 12 tivemos a palestra do engenheiro ambiental Yaylley Coelho, sobre saneamento básico, com o tema: Como estamos e onde queremos chegar. O trabalho realizado buscou entender quais os grandes gargalos desta política, como definir onde queremos chegar. Um importante passo para Porto Velho", disse Robson.
O evento foi fechado com palestra ministrada pela ‘Comissão da Parceria Público Privada’, da Prefeitura de Porto Velho, e teve como expositor o presidente da Emdur, Thiago Tezzari, que é também vice-presidente do Conselho. A palestra abordou os temas: iluminação, saneamento, limpeza urbana, aterro sanitário. Como estamos e onde queremos chegar.
O presidente da Emdur mostrou como estão sendo executados os trabalhos, como os investimentos podem impactar diariamente a sociedade e o grande avanço que o município vem tendo com esse novo modelo de trabalho.
A programação contou com a participação de representantes de 80 escolas municipais e estaduais, quando foi abordado o tema Educação para o Consumo Sustentável. Na sexta-feira (14/12), o prefeito Hildon Chaves foi homenageado com a entrega da comenda mérito ambiental brasileiro.
Fonte: Assessoria
Publicada em 17 de December de 2018 às 10:57