Seas defende mais investimento na valorização da família e ações focadas no combate à causa da violência

Seas defende mais investimento na valorização da família e ações focadas no combate à causa da violência

Ao participar nessa segunda-feira (11) da sessão solene em homenagem às mulheres, na Assembleia Legislativa de Rondônia, a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social e primeira-dama, Luana Rocha, defendeu o combate à violência doméstica com o maior envolvimento da família no sentido de puxar para si a responsabilidade pelos filhos, com ensinamento de valores e princípios que os tornem cidadãos de bom caráter, sem se desvirtuarem na fase adulta. Paralelamente, de acordo com a secretária, deve ser reforçada a política educacional dos jovens, que é o que está sendo orientado pelo governador Coronel Marcos Rocha,  para a garantia de um futuro mais digno, focado no desenvolvimento social e econômico, que só é possível com a instrução adequada. Para Luana, a violência é um desafio que o governo de Rondônia busca superar com vistas a garantir proteção e segurança à população como um todo, mas ela entende ser necessário primeiro se trabalhar na identificação da causa da violência para eliminar os efeitos, que são hoje o principal foco das ações governamentais, principalmente nas áreas da assistência e desenvolvimento social e da saúde.

A secretária destacou que o momento é de reflexão sobre as lutas e conquistas das mulheres, sobretudo do respeito, que todas querem ter, mas que só pode existir a partir da conscientização da família sobre seu papel na condução de um novo cidadão. “Se investirmos hoje na família não teremos no futuro novos agressores. Teremos homens acolhedores, amorosos, que é o que uma mulher quer quando sai de sua casa para ter uma vida conjugal. É acreditando nisso que a Seas trabalha, juntamente com os demais órgãos do governo, focando na causa, sem esquecer os efeitos”, afirmou, defendendo também a harmonia entre os Poderes para que as ações sejam realizadas sem restrições.

Entre os programa que a Seas trabalha para fortalecer os laços familiares, Luana citou o Criança Feliz/Primeira Infância, que em Rondônia obteve a adesão de 23 dos 52 municípios. A Seas é responsável pelas capacitações do programa, lançado pelo governo federal, com metodologia apropriada, assessoria dos supervisores/gestores municipais na execução e resolução de problemas, além de monitorar a execução das proposta conforme as diretrizes/metodologia adotadas. A meta desses municípios é atender a 3.250 famílias em todo o Estado, com visitas e orientações sobre como cuidar melhor da primeira infância para o seu pleno crescimento saudável e desenvolvimento como cidadão.

A sessão conduzida pelas deputadas Rosângela Donadon e Cássia das Muletas, em substituição ao presidente Laerte Gomes, que falou rapidamente destacando o papel da mulher, contou com a presença de várias convidadas, entre elas a adjunta da Seas, Liana Silva de Almeida Lima; a gerente de Políticas para as Mulheres da Seas, Hala Cristina; a promotora de Justiça, Tânia Garcia; e a secretária adjunta da OBA/RO, Aline Silva.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 12 de March de 2019 às 15:54

 

Leia Também

Cremero divulga plantão de apoio para prerrogativas médicas

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) implantou no último fim de semana o "Plantão Prerrogativas Médicas" para acompanhar os médicos durante a rotina de expediente dos mesmos quando são abordados por entidades fiscalizadoras.

Quase 58 mil pessoas vacinadas contra a Covid e gripe de sexta a domingo

Mais de 23.400 pessoas foram vacinadas com o reforço sazonal contra a Covid-19 e 34.140 pessoas contra a gripe entre a passada sexta-feira e domingo, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Filho de Ágata detido por violação. Sérgio Rossi reage:

Marco Caneira foi detido em Castro Marim, Faro. Crimes aconteceram no ano de 2016, nos Açores.

Gusttavo Lima tem prisão decretada por ajudar foragidos, diz juíza

O cantor Gusttavo Lima teve prisão decretada nesta segunda-feira (23/9) pela mesma investigação que prendeu Deolane Bezerra

Envie seu Comentário