Se taxar aço, vamos reagir, diz Lula sobre medidas de Trump

Se taxar aço, vamos reagir, diz Lula sobre medidas de Trump

O presidente Lula (PT) afirmou que, caso haja aplicação de tarifas de importação sobre o aço brasileiro nos Estados Unidos, o governo fará denúncia à OMC (Organização Mundial do Comércio). O petista também voltou a falar em reciprocidade nas medidas de taxação.

"Ouvi dizer que vai taxar o aço brasileiro: se fizer, nós vamos reagir comercialmente ou vamos denunciar à OMC ou taxar os produtos que a gente exporta aqui", disse.
"Nós queremos paz, não queremos guerra. O Brasil não tem contencioso internacional. Se o [Donald] Trump tiver esse comportamento com o Brasil, eu vou ter com os EUA. Haverá reciprocidade."
Questionado em entrevista concedida à Rádio Clube do Pará sobre seu relacionamento com o presidente americano, Lula disse que "não há relacionamento". "Existe relação entre governos."

"O que estou preocupado é que os Estados Unidos, depois da Segunda Guerra, virou uma espécie de patrono da democracia, eles se colocaram nessa posição. Agora, os discursos não são mais esses, e me parece que a democracia não está valendo tanto", afirmou.

"Agora, estão defendendo o protecionismo, vou taxar os países, vou tomar o Canadá, o golfo do México, vou expulsar milhões de pessoas. É um discurso que não tem nada a ver com o que os EUA fizeram após a Segunda Guerra."

Desde que tomou posse como presidente em janeiro deste ano, Trump vem anunciando a implantação de tarifas a produtos importados de outros países, incluindo o Brasil.

Fonte: Notícias ao Minuto
Publicada em 14 de February de 2025 às 11:30

 

Leia Também

Convocada reunião da comissão para apuração das deficiências dos condomínios populares de Porto Velho

A comissão tem um prazo de até 30 dias úteis, prorrogáveis por mais 30, para realizar um levantamento detalhado

Deputado Marcelo Cruz recebe vereador Adriano Gomes para discutir investimentos na agricultura de Porto Velho

“A agricultura familiar é um setor vital para o nosso estado e precisa de mais atenção e recursos".

Pela primeira vez, Rondônia sedia concurso nacional de cacau e reúne produtores de todo o Brasil

O lançamento reuniu autoridades, produtores e representantes da indústria do cacau, para destacar a qualidade, sustentabilidade e inovação no cultivo do cacau

Deputado Alan Queiroz realiza entrega de ensiladeira ao município de Nova União

O maquinário proporciona melhorias aos produtores rurais do município.

Envie seu Comentário