Se taxar aço, vamos reagir, diz Lula sobre medidas de Trump

Se taxar aço, vamos reagir, diz Lula sobre medidas de Trump

O presidente Lula (PT) afirmou que, caso haja aplicação de tarifas de importação sobre o aço brasileiro nos Estados Unidos, o governo fará denúncia à OMC (Organização Mundial do Comércio). O petista também voltou a falar em reciprocidade nas medidas de taxação.

"Ouvi dizer que vai taxar o aço brasileiro: se fizer, nós vamos reagir comercialmente ou vamos denunciar à OMC ou taxar os produtos que a gente exporta aqui", disse.
"Nós queremos paz, não queremos guerra. O Brasil não tem contencioso internacional. Se o [Donald] Trump tiver esse comportamento com o Brasil, eu vou ter com os EUA. Haverá reciprocidade."
Questionado em entrevista concedida à Rádio Clube do Pará sobre seu relacionamento com o presidente americano, Lula disse que "não há relacionamento". "Existe relação entre governos."

"O que estou preocupado é que os Estados Unidos, depois da Segunda Guerra, virou uma espécie de patrono da democracia, eles se colocaram nessa posição. Agora, os discursos não são mais esses, e me parece que a democracia não está valendo tanto", afirmou.

"Agora, estão defendendo o protecionismo, vou taxar os países, vou tomar o Canadá, o golfo do México, vou expulsar milhões de pessoas. É um discurso que não tem nada a ver com o que os EUA fizeram após a Segunda Guerra."

Desde que tomou posse como presidente em janeiro deste ano, Trump vem anunciando a implantação de tarifas a produtos importados de outros países, incluindo o Brasil.

Fonte: Notícias ao Minuto
Publicada em 14 de February de 2025 às 11:30

 

Leia Também

Deputado Laerte Gomes participa da cerimônia de inauguração da 44ª Exposição Agropecuária de Ji-Paraná

Evento anual destaca as conquistas agrícolas da região e fomenta o debate sobre inovação e práticas sustentáveis

Cirone Deiró diz que pavimentação da Estrada do Calcário atende setor produtivo

Obras de pavimentação asfáltica da rodovia estão sendo executadas pelo DER

Ezequiel Neiva enaltece melhorias na Escola Boa Esperança para ensino na zona rural de Alta Floresta D’Oeste

Unidade educacional recebeu investimentos e se transforma em referência na educação rural

Ribeiro do Sinpol visita Ministério Público e reafirma compromisso com o fortalecimento institucional

A agenda integra uma série de compromissos do deputado voltados à aproximação com instituições

Envie seu Comentário