Reconhecimento e sustentabilidade marcam a premiação da 4ª edição do Concacau

Reconhecimento e sustentabilidade marcam a premiação da 4ª edição do Concacau

Conquista do 1° lugar do Concacau 2024 traz reconhecimento ao Produtor Celso José de Abreu Santana, de Presidente Médici

A 4ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (Concacau) reafirmou o potencial da cacauicultura do estado, com foco na melhoria da qualidade das amêndoas e sustentabilidade. Realizado pelo governo de Rondônia, o evento que aconteceu entre os dias 26 e 27 de setembro, em Jaru, premiou o produtor, Celso José de Abreu Santana, do município e Presidente Médici, que conquistou o 1º lugar e recebeu R$ 10 mil.

Organizado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), o concurso destaca a importância do agronegócio local, impulsionando a sustentabilidade e qualidade das produções, e fortalecendo a cadeia produtiva. O Concacau oferece reconhecimento aos produtores e gera impacto econômico significativo, a fim de promover a sustentabilidade em toda a cadeia, do plantio ao consumo.

A promoção do concurso promoveu a movimentação no setor produtivo da região e a participação no evento, que é voltado à sustentabilidade e qualidade da cultura, principal matéria-prima do chocolate. A programação reuniu centenas de produtores rurais de diversas regiões do estado. A etapa final, que antecedeu à premiação, contou com degustação e julgamento das amostras de chocolates, elaborados por meio de exemplares de amêndoas retiradas dos cacaus inscritos na premiação por seus produtores.

CERIMÔNIA E PREMIAÇÃO

A solenidade de premiação aconteceu na sexta-feira (27), no Ginásio Sebastião Mesquita, em Jaru. O produtor, Celso Santana, vencedor da edição, compartilhou a satisfação com o reconhecimento após mais de 20 anos dedicados ao cultivo do cacau. “É uma grande alegria ver o trabalho dos produtores ser valorizado”, frisou.

Outros três produtores, também foram premiados:

  • Arnaldo dos Santos Vieira, de Ouro Preto do Oeste, ficou em 2° lugar;
  • Maria de Abreu Santana, em 3°; e
  • Donizete Martineli, de Mirante da Serra, em 4°.
  • Com a participação de mais de 40 produtores, a edição do Concacau, 2024 destacou-se por promover melhorias na produção sustentável de cacau. As amêndoas inscritas foram julgadas através de degustações, reforçando a busca pela excelência na produção do estado.

Durante a cerimônia de abertura, o secretário da Seagri, Luiz Paulo, enalteceu a iniciativa do governo de Rondônia, com a promoção do Concacau e afirmou acreditar no potencial da produção rondoniense. “Nosso produto tem qualidade e pode participar em situação de igualdade com outros produtores no território nacional. Tudo isso irá proporcionar a verticalização dos produtos derivados do cacau, agregando cada vez mais valor às produções de cacau dos pequenos produtores e fomentando a economia local. Todos estão de parabéns pelos esforços em produzir com qualidade e sustentabilidade”, ressaltou.

O presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, esteve presente e destacou a importância das ações conjuntas do concurso e festival do chocolate, o que abrilhantou, ainda mais, todo o evento. “Uma estratégia assertiva e que, também, por meio da soma de forças, junto à Seagri e demais órgãos parceiros, que impulsionam essa cadeia produtiva. Os produtores do cacau estão de parabéns, pois Rondônia está perto de ser o estado que produz a melhor amêndoa do país e do mundo, de forma sustentável. É isso que o governo de Rondônia anseia e esse continuará sendo o propósito”, destacou.

FORTALECIMENTO DA PRODUÇÃO 

O presidente da Câmara Setorial de Rondônia, Leandro Ezequiel Oliveira, também prestigiou a 4ª edição do Concacau, salientando que, a promoção do concurso, desde a sua 1ª edição vem alavancado a produção de lavouras. “É nítida a melhoria da qualidade das amêndoas de cacau. Graças ao concurso estamos com as melhores amêndoas do Brasil. Um concurso que começou pequeno e, hoje, está a cada edição se fortalecendo e consolidando mais. Os produtores têm feito boa adesão ao evento e buscado capacitação para o aprimoramento nas produções.”

Durante o evento, o presidente da Associação dos Cacauicultores e Chocolateiros de Rondônia (Cacauron), Estevan Fernandes Magalhães, afirmou que a 4ª edição do Concacau foi incrível, ainda mais somada à programação do Festival do Chocolate. “Essa junção foi uma ideia muito interessante, que vem agregar, ainda mais, com a valorização no produto final, que é o chocolate, e os visitantes podem perceber de perto a qualidade dos sabores, além de compreender a identidade geográfica dos produtos.”

PROGRAMAÇÃO

Além da premiação do Concacau, a programação contou com a tradicional “quebra do cacau”, organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com ciclo de palestras:

  • Responsabilidades Compartilhadas na Contenção da Monilíase (doença que afeta frutos de cacaueiro e cupuaçuzeiro);
  • Chocolates Finos;
  • Apresentação de vídeo sobre o cacau de Rondônia; e
  • A exposição de produtos derivados do chocolate e artesanatos, organizados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).

INTEGRAÇÃO DE SABORES 

Simultaneamente ao Concacau, ocorreu o 2º Festival do Chocolate, organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas,  reunindo 35 expositores. O Festival atraiu o público ao valorizar os produtos locais derivados do cacau, incluindo chocolates finos e artesanatos. O superintendente do Sebrae, Clébio Billiany de Mattos, reforçou o papel estratégico do evento para fortalecer a cadeia produtiva do cacau. “Essa parceria com o governo de Rondônia é fundamental ao crescimento da produção sustentável e preservação ambiental”, disse.

DESTAQUE NACIONAL

A cacauicultura rondoniense continua a crescer e já posiciona o estado como o 4º maior produtor de cacau do Brasil, com mais de 8.500 toneladas colhidas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na região Norte, Rondônia ocupa o 2º lugar, ficando atrás apenas do Pará, reafirmando seu trabalho com o desenvolvimento sustentável.

PARCEIROS DO EVENTO

O Concacau contou com o apoio do Centro de Inovação do Cacau (CIC), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), Centro de Estudos Rioterra, cooperativa de crédito, programa global de sustentabilidade voltado para a cadeia do cacau, além do Executivo municipal de Jaru. Os parceiros foram fundamentais para o sucesso do evento, que a cada edição fortalece a cacauicultura em Rondônia, posicionando o estado como referência nacional na produção de amêndoas de alta qualidade e sustentabilidade.

Fonte: Assessoria
Publicada em 30 de September de 2024 às 09:08

 

Leia Também

COMPROMETIMENTO: Bruno Eduardo assume protagonismo da TV em Rondônia

Apresentador iniciou sua carreira jornalística com uma visão clara: informar com responsabilidade e aproximar a comunidade das notícias que realmente importam

Novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público será obrigatório a partir de 2025

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) publicou na terça-feira, 24, a Portaria n.º 1.516/2024, que estabelece o novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCasp).

A Polícia Civil de Rondônia afasta servidores públicos envolvidos em recebimento de emenda para ONG de animais

Polícia Civil deflagra 2ª fase da operação "LAMBUJA" em investigação sobre desvio de verbas públicas

Ministério Público obtém reconhecimento da ilegalidade de associações de produtores rurais em Nova Mamoré e Guajará-Mirim

O Ministério Público de Rondônia ingressou com ações civis públicas visando à dissolução compulsória (extinção) de duas associações envolvidas na prática de crimes ambientais, consistentes, principalmente, em desmatamento e invasão ao Parque Estadual de Guajará-Mirim e de seu entorno.

Envie seu Comentário