Projeto quer punir comerciantes que vendem narguilé a menores, em Porto Velho

Projeto quer punir comerciantes que vendem narguilé a menores, em Porto Velho

Já está em tramitação nas comissões temáticas da Câmara Municipal de Porto Velho, o projeto de Lei 2.569/2019, de autoria do vereador Edwilson Negreiros, que proíbe a venda e comercialização de narguilé (espécie de cachimbo de água de origem oriental) bem como sua utilização em espaços públicos da cidade. 


As medidas proibitivas do projeto preveem ainda aos que comercializam o produto a obrigatoriedade na comprovação da maioridade dos compradores (através da Carteira de Identidade) e a proibição da venda (a menores) de produtos que compõem o produto como essências, carvão vegetal, fumo e tabaco. 


Também será proibida a manutenção do produto em local próximo ao de gêneros alimentícios. O projeto foi lido em sessão na sessão plenária de segunda-feira 18.02. O projeto prevê ainda multa por descumprimento no valor de 10 UPF´s, cassação do alvará de funcionamento por até 2 anos e até fechamento definitivo. 


Ao justificar o projeto, o vereador Edwilson Negreiros, disse que a medida é uma questão de saúde pública. O narguilé tem sido utilizado indiscriminadamente em toda a cidade por jovens e que seu uso tem trazido efeitos desastrosos para a saúde de adolescentes em decorrências das substâncias contidas no produto. 


“É uma questão de saúde pública. Centenas de nossos jovens têm adoecido por causa do uso do narguilé, e algumas vezes levando à morte precoce de adolescentes. Como legisladores temos que dar nossa colaboração ás autoridades, incentivando a adoção de medidas que dificultem essa disseminação. Vamos aprova-lo e cobrar das autoridades a devida fiscalização”, disse Edwilson.

Fonte: Via Rondonia
Publicada em 22 de February de 2019 às 09:22

 

Leia Também

Prefeitura de Porto Velho Prorroga Inscrições para subcomissão técnica de Publicidade

Grupo será responsável pela análise de propostas em licitação para contratação de agência de publicidade

Presidente do TJRO reconhece o esforço de servidores da Central de Processos Eletrônicos

Em reunião na CPE, o desembargador agradeceu o empenho para melhorar os indicadores

CNJ abre consulta pública para contribuições à Política Nacional da Pessoa com Deficiência em Âmbito Judicial

Prazo para envio de sugestões segue até o dia 21 de julho

Inscrições para o 4º Exame Nacional da Magistratura começam nesta quinta, 10 - Saiba como requerer heteroidentificação

Saiba como requerer heteroidentificação

Envie seu Comentário