Projeto piloto de exportação de algodão tem início no Porto de Porto Velho

Projeto piloto de exportação de algodão tem início no Porto de Porto Velho

O produto, originário do Estado do Mato Grosso, saiu de Porto Velho nesta quinta-feira, 10, com destino ao Porto de Jacarta, localizado na Indonésia. Cerca de 2 mil toneladas de pluma de algodão foram armazenadas em 81 contêineres de 40 pés e percorrerão mais de 20 mil quilômetros para alcançar seu destino final ao longo de 40 dias.

O gerente comercial da operadora portuária F. H. Navegação, Marcos Assis, informou que a previsão é que ainda em janeiro deste ano seja enviada uma nova remessa para a Turquia. “Nossa projeção é continuar investindo em logística e garantir o escoamento dos produtores mato-grossenses, com a previsão de exportar em torno de 1,2 milhões de toneladas pelo Porto de Porto Velho, que representam aproximadamente 4 mil contêineres/mês. Atualmente são gerados mais de 100 empregos diretos e o fortalecimento do projeto piloto garantirá a ampliação dos negócios, conforme o crescimento da produtividade da safra”, detalhou.

Para o diretor de fiscalização e operação da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), Edemir Monteiro Brasil Neto, o embarque deste produto representa atualmente para o Porto Público de Porto Velho aquilo que o grão representou em 1997 quando a soja começou a ser exportada pelo rio Madeira. “Projetos arrojados precisam de visionários à frente das tomadas de decisões. O Governo de Rondônia sempre defendeu a competitividade do Porto diante dos demais portos das regiões Sul e Sudeste do país, uma vez que dispomos de todas as inspeções das autoridades aduaneiras necessárias para lacrar e autorizar o embarque de cargas para o mercado internacional. A concretização deste projeto viabilizará a operacionalização de até 5 mil contêineres/mês, levando em consideração os demais operadores portuários já instalados”.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 11 de janeiro de 2019 às 14:22

 

Leia Também

 Em nota, Ampparon diz que apoia congelamento de autorização a motoristas de aplicativo

Alega a AMPPARON, que devido o serviço ainda ser algo novo no Brasil e em Rondônia, a referida lei 717/2018, já não expressa á realidade do transporte em nosso município

Definida lista tríplice para o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Rondônia

A lista tríplice será enviada ao governador do Estado para a escolha do novo Procurador Geral

Encerrado o período do defeso e pesca é liberada em Rondônia

Vale ressaltar que apesar da liberação, o pirarucu ainda não foi liberado, só a partir do dia 15 de abril.

Casal morre e quatro pessoas ficam feridas após acidente entre carro e moto

O grave acidente aconteceu na RO-133, a cerca de 20 quilômetros de Machadinho D’Oeste

Envie seu Comentário