Projeto de Lei obriga hospitais e maternidades oferecem treinamento de primeiros socorros aos pais de recém-nascidos

Projeto de Lei obriga hospitais e maternidades oferecem treinamento de primeiros socorros aos pais de recém-nascidos

O deputado estadual Anderson Pereira (Pros), apresentou na última sessão legislativa, Projeto de Lei que obriga hospitais e maternidades no âmbito do Estado de Rondônia oferecerem aos pais e/ou responsáveis de recém-nascidos, orientações e treinamento de primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estanho e prevenção de morte súbita.

De acordo com Anderson, esta propositura tem como finalidade, disciplinar por meio legal a obrigatoriedade aos hospitais públicos e privados a procederem instruções aos pais dos recém-nascidos, que são as pessoas mais indicadas para serem treinadas e dessa forma estarem salvando a vida dos filhos, caso deparem com tais situações desesperadoras.

No dia 05 de julho, policiais militares do Estado do Mato Grosso, salvaram de um recém-nascido, que estava engasgado com chá de alecrim, caso que repercutiu em todo o Brasil. Ocorre que os militares chegaram com brevidade. O policial explica que colocou o bebê de bruços, deitado em cima do antebraço e usou o dedo médio e o indicador para dar leves tapas de pressão nas costas do bebê, momento em que a criança expeliu o líquido e chorou ao voltar a respirar evitando que o bebê fosse a óbito.

Para o parlamentar, muita das vezes os setores de urgência emergência não conseguem chegar a tempo para salvar a vida de crianças recém-nascidas ou prematuras, sendo o preparo dos pais a melhor opção no atendimento em primeiro momento.

“Entendemos que o objetivo do nosso projeto é de alta relevância, pois tal procedimento e preparo evitará que vidas prematuras sejam ceifadas, quando ocorre um acidente por razões das mais adversas, e os pais não estão adequadamente preparados para enfrentá-las”, destacou Anderson.

A propositura segue para votação dos deputados estaduais e após aprovação em plenário, aguardará a sanção do governador. 

Fonte: Assessoria
Publicada em 19 de August de 2019 às 16:32

 

Leia Também

Fora do comando do partido e ignorado pela irmã, Cassol enfrenta o fim de uma era política ou oportunidade de reinvenção?

Ex-governador enfrenta perda de poder no partido, distanciamento familiar e derrotas indiretas nas urnas

Deputado Cássio Gois garante R$ 2 milhões para ressonâncias magnéticas em Cacoal

Recursos serão utilizados para zerar a fila de espera por este exame tão essencial para a população

Adalto de Bandeirantes e secretário adjunto discutem soluções para substituir os ônibus escolares incendiado nos Distritos

Visita técnica aborda recuperação de ônibus incendiados em União Bandeirantes

Deputada Gislaine Lebrinha destaca aquisição de duas retroescavadeiras para reforçar agricultura familiar em Alvorada do Oeste

A iniciativa atendeu a uma solicitação do prefeito Jair Luiz (PP), que celebrou a conquista como um marco para o município

Envie seu Comentário