Programa Salvando Vidas vai capacitar servidores nas escolas municipais

Programa Salvando Vidas vai capacitar servidores nas escolas municipais

Promovida pela Prefeitura de Porto Velho, por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Educação (Semed) e de Saúde (Semusa), e pensando em possíveis circunstâncias emergenciais como engasgo, desmaio, queda, convulsão e até mesmo ataque alérgico envolvendo as crianças matriculadas nas escolas municipais, será ofertada a formação de primeiros socorros direcionada a gestores, professores e profissionais de apoio escolar que atuam diretamente nas unidades de ensino.

Essa formação faz parte do recém-lançado programa “Salvando Vidas”, que vai promover encontros formativos que contam com o apoio de instituições parceiras, visando a capacitação dos técnicos e educadores.

A secretária da Semed, Gláucia Negreiros, enfatiza que o “Salvando Vidas” é um treinamento muito importante para que os profissionais estejam habilitados a atuar em caso de emergência. Os primeiros socorros são ações que devem ser tomadas rapidamente, logo após o acidente, fator que pode evitar o agravamento do problema. “Saber agir até que chegue o socorro profissional, pode salvar vidas”, analisa a titular da pasta de educação.

“As crianças passam uma significativa parte do dia dentro da escola e as situações de emergência também acontecem nesse ambiente. Nós vamos capacitar os profissionais para reconhecer e saber o que fazer quando ocorrer um evento desse. Esse servidor vai ajudar a salvar a vida da criança na escola”, enfatizou Reginaldo Lourenço, médico pediatra que atua no Hospital Cosme e Damião, e é voluntário no programa de formação.

“Os profissionais serão orientados desde a vestimenta até os métodos de segurança e controle emocional diante da situação. Antes de qualquer procedimento de primeiros socorros, é importante que o socorrista tenha em mente a necessidade de manter a calma, afastar os curiosos e garantir que o serviço de emergência seja chamado”, completou o médico.

PARCERIA

De acordo com a médica pediatra e secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, com essa ação conjunta entre as secretarias, os profissionais estarão preparados para lidar com situações inesperadas, que acabam ganhando um aspecto emergencial, principalmente entre as crianças.

“Temos certeza que o programa Salvando Vidas vai dar certo, pois esses servidores terão uma análise mais aprofundada sobre a identificação dos sinais e sintomas para que busquem a assistência. Quem sabe essa capacitação já faça parte do Congresso Pedagógico da Semed de forma continuada”, comentou Penati.

KITS DE PRIMEIROS SOCORROS

A capacitação atende à Lei 13.722/18, conhecida como Lei Lucas, que estabelece que as escolas da educação básica, sejam públicas ou privadas, devem oferecer formação aos professores e funcionários sobre noções básicas de primeiros socorros. A iniciativa oferece segurança aos professores e profissionais da educação em casos de urgência e emergência, além de tornar as escolas municipais espaços qualificados para dar assistência aos alunos nessas situações.

A Prefeitura Municipal de Porto Velho já articula parceria com a Assembleia Legislativa de Rondônia, para criação de emenda parlamentar para atender à aquisição de kits de primeiros socorros na rede municipal e estadual de educação.

“A Lei Lucas foi criada no dia 4 de outubro de 2018, e determina ainda que os estabelecimentos de ensino da rede pública ou privada devem dispor de kits de primeiros socorros conforme orientações das entidades especializadas em atendimento emergencial à população. O objetivo é garantir que todos saibam agir nos primeiros socorros até que a assistência médica especializada chegue ao local.

Fonte: Secom - Porto Velho
Publicada em 24 de April de 2024 às 14:44

 

Leia Também

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

Foram investidos mais de R$ 1 milhão na aquisição de equipamentos entregues recentemente.

Pão Nosso: Marcos Rocha garante café da manhã gratuito para quem mais precisa

Em mais um compromisso cumprido, programa combate a insegurança alimentar e fortalece a economia local

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores

TJRO lançará projeto

O projeto proporciona um ambiente seguro e acolhedor nas comunidades indígenas para que os adolescentes em conflito com a lei possam cumprir suas medidas socioeducativas.

Envie seu Comentário