Através de um requerimento encaminhado pelo deputado Jhony Paixão (PRB), a Assembleia Legislativa realizará na próxima segunda-feira (02), a partir das 9h, Sessão Solene para homenagear os integrantes do Programa de Hanseníase do Hospital Santa Marcelina e para os Bombeiros Militares CB BM Rômulo César Pedro, SD BM Luan Palmeira do Nascimentos e para os Policiais Militares CB PM Wellington Neves Batista e SD PM Fernando Félix de Lima, pelos relevantes serviços prestados.
De acordo com o parlamentar, o hospital Santa Marcelina é referência em tratamento da Hanseníase e serviu de modelo para outras unidades de saúde do Brasil, na destinação de recurso do Ministério da Saúde, para prevenção e reabilitação da doença infectocontagiosa que afeta pele e nervos.
O hospital conta com uma equipe de mais de 30 pessoas envolvidas no diagnóstico, tratamento e reabilitação, além de ser referência como o único que opera pacientes com inflamação dos nervos periféricos nos braços e pernas, com cirurgias realizadas por três ortopedistas especialistas na doença. “A equipe do Santa Marcelina realiza um trabalho sensacional e por isso merece ser reconhecida”, ressalta Jhony.
Hanseníase em Rondônia
Segundo dados da Coordenação Estadual de Hanseníase de Rondônia, em 2018, Rondônia apresentou 735 casos novos de Hanseníase.Segundo a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, uma área é considerada sob controle quando há o registro de 10 ou menos casos de hanseníase em 100.000 hab.
Rondônia apresentou um coeficiente de detecção de 41,2/100.000 habitantes, que lhe confere a classificação de risco, hiperendêmico. Outro fato importante é o coeficiente de detecção em crianças (menores de 15 anos), que em 2018 foi de 6,94 casos/100.000 hab, que nos coloca em situação de risco muito alto (2,50 a 4,99/100.000 hab. em menor de 15 anos).
Fonte: Decom-ALE-RO
Publicada em 30 de August de 2019 às 15:04