Produtores rurais de Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Parecis recebem Certificado de Reconhecimento de Ocupação

Produtores rurais de Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Parecis recebem Certificado de Reconhecimento de Ocupação

Produtores rurais da agricultura familiar de Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Parecis receberam Certificado de Reconhecimento de Ocupação (CRO) na sexta-feira (28), em Pimenta Bueno. O CRO é um documento provisório que atesta a posse do imóvel ao produtor que ainda não tem o título definitivo. A solenidade ocorreu durante ato oficial do governo estadual que autorizou a construção de uma escola e uma creche em Pimenta Bueno.

Morador há 26 anos em Parecis, o sitiante Carlinho da Costa elogiou a ação do governo e falou sobre a segurança jurídica que o CRO traz para ele. “O certificado é uma prova que o sítio é meu e me dá a tranquilidade quando for fazer a partilha de bem aos meus filhos”, disse o sitiante, um dos produtores de Parecis beneficiados com o CRO.

Apesar de não ser o título definitivo do imóvel, o CRO promove o desenvolvimento financeiro do produtor rural. “Lá na chácara eu vivo da produção de leite. O certificado vai me abrir portas para conseguir financiamento para eu comprar umas vacas boas de leite e sem avalista”, disse Aécio Rodrigues Lobo, de Pimenta Bueno.

O produtor que ainda não tem o documento depende de avalistas nas instituições financeiras oficiais. “Recorrer aos amigos para ser avalista da gente só mesmo no último caso. Melhor estar documentada e agir com as próprias pernas”, declarou a sitiante Landa Berg de Oliveira, uma das contempladas de Espigão do Oeste.

O governador Daniel Pereira fez a entrega dos documentos e destacou a importância do CRO. “Aproveite muito bem esse documento, pois ele acaba com o sofrimento de vocês não serem reconhecidos como os donos e também pode ser utilizado em defesa dos seus interesses”, falou o governador.

Fonte: SECOM Governo de Rondônia
Publicada em 02 de October de 2018 às 13:14

 

Leia Também

Páscoa: Muito além do coelho e chocolate, O verdadeiro significado da celebração

"Porque ele vive, posso crer no amanhã."

Terminal Rodoviário de Porto Velho vira centro de doações para atingidos pela enchente no Baixo Madeira

As doações podem ser feitas 24 horas por dia e devem ser deixadas no piso 1 do terminal, em um espaço especialmente definido para isso, localizado próximo à entrada principal e ao elevador

IFRO seleciona bolsista externo para atuar em Psicologia no campus de São Miguel do Guaporé

O valor mensal da bolsa é de R$ 1.430,00, para carga horária de 20 horas semanais

Semana Santa é feriado ou ponto facultativo? Confira o calendário

A partir desta quinta-feira, órgãos públicos de Rondônia, como o Ministério Público de Rondônia e o Tribunal de Justiça, funcionam apenas em regime de plantão

Envie seu Comentário