Procissão marca celebração do Dia de Nossa Senhora Auxiliadora em Porto Velho

Procissão marca celebração do Dia de Nossa Senhora Auxiliadora em Porto Velho

As comemorações em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora, considerada a padroeira de Porto Velho pelos católicos, serão marcadas por uma procissão que sairá, nesta sexta-feira(24), às 17 horas, da paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na rua Esron de Menezes, no bairro Areal, terminando na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, na rua Dom Pedro II, no centro, com uma missa. A programação em homenagem a santa ocorrerão em Porto Velho durante todo o mês de maio, com a peregrinação da imagem em todas as paróquias.

O arcebispo de dom Roque Paloschi divulgou uma mensagem aos fiéis.

Sempre houve uma conaturalidade entre fé cristã e veneração a Maria, a mãe de Jesus, de modo que podemos dizer, com o Papa São Paulo VI, que a devoção a Maria é um elemento qualificador da genuína piedade da Igreja (Marialis Cultus, 56).

Uma vez definido, nos primeiros séculos, o lugar de Maria no mistério de Cristo e da Igreja, o povo cristão sentiu-se livre para desenvolver a sua devoção, sem comprometer o sentido mais genuíno da fé em Deus. De fato, conforme o concílio Vaticano II, "a Santíssima Virgem é, desde os tempos mais antigos, honrada com o título de «Mãe de Deus», e sob a sua protecção se acolhem os fiéis, em todos os perigos e necessidades” (Lumen Gentium, 66).

Toda santa, Maria é vista não somente como próxima de Deus e de Cristo, Nossa Senhora, mas também como próxima dos seres humanos. O povo cristão intui, com o sentido profundo da fé no Deus da vida, que lhe é característico, que Maria é a advogada dos pobres, a auxiliadora dos cristãos, uma mulher do povo, que conheceu, como o povo, o sofrimento e a opressão. Na ternura de Maria, o povo tem buscado sempre “o grande sinal de rosto maternal e misericordioso, da proximidade do Pai e de Cristo” (Doc. de Puebla, 282).

É neste espírito que queremos celebrar a solenidade da padroeira de nossa Arquidiocese de Porto Velho. Com a Novena na Catedral Sagrado Coração de Jesus, que tem como tema "Com a mãe Auxiliadora, por nenhum direito a menos" e lema "Serás libertado pelo direito e a justiça" (Is 1,27), e com o Tríduo nas paróquias, que sugerimos, preparamo-nos para a grande celebração no dia 24 de maio.

Com a fé e a força de Nossa Senhora Auxiliadora, cantemos louvores a Deus, que faz maravilhas nos pequenos.

Fonte: Viarondonia
Publicada em 24 de May de 2019 às 09:14

 

Leia Também

Parceria entre Prefeitura de Porto Velho e Governo de Rondônia é selada para combater queimadas

Um sistema integrado dará suporte ao trabalho de proteção ambiental

Ação do governo de RO arrecada mais de 2 toneladas de alimentos durante 4ª Pedalada pela Natureza

Alimentos arrecadados serão destinados para famílias em situação de vulnerabilidade social em Alta Floresta d’Oeste

Ação do governo de RO arrecada mais de 2 toneladas de alimentos durante 4ª Pedalada pela Natureza

Alimentos arrecadados serão destinados para famílias em situação de vulnerabilidade social em Alta Floresta d’Oeste

Governo de RO reforça acolhimento de gestantes com entrega de kits do programa Mamãe Cheguei

Mais de 30 gestantes participaram do momento de acolhimento

Envie seu Comentário