Previsão para inflação permanece em 5,65% para este ano

Previsão para inflação permanece em 5,65% para este ano

Depois de 19 semanas em alta, as projeções para a inflação em 2025 se estabilizaram. Segundo a edição mais recente do boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo Banco Central (BC), os analistas de mercado acreditam que a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechará o ano em 5,65%.

Apesar da estabilização, a inflação, caso se concretize a projeção, fechará o ano bastante acima da meta. Pelo novo sistema de metas contínuas, o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabelece meta de inflação de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual, o que indica teto da meta de 4,5%.

Na última ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o BC informou que a inflação deve estourar o teto da meta no primeiro ano do regime de metas contínuas.

O boletim Focus manteve em 15% ao ano a expectativa para a Taxa Selic (juros básicos da economia) no fim do ano. A projeção está nesse nível há oito semanas. Para 2026, as instituições financeiras projetam juros básicos de 12,5% ao ano.

Atualmente, a Selic está em 13,25% ao ano, com o Copom admitindo que elevará os juros para 14,25% na reunião de março.

PIB

Em relação ao desempenho da economia neste ano, os analistas de mercado mantiveram em 2,01% a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas) neste ano.

O boletim Focus projeta crescimento de 1,7% no PIB para 2026 e de 2% para 2027 e 2028.

Fonte: Agência Brasil
Publicada em 05 de March de 2025 às 15:01

 

Leia Também

JOVENS QUE BRILHAM: Governo de Rondônia revela talentos da música e dança com recorde de público

Mais de 2 mil pessoas prestigiaram as apresentações de jovens artistas em Cacoal; iniciativa da Sejucel promoveu visibilidade para novos talentos.

ELERO participará de evento social no Condomínio Morar Melhor em Porto Velho

Ação contará com oferta de bolsas para cursos gratuitos aos jovens da comunidade

PRF-RO orienta motoristas a evitarem a região devido ao risco de inundação

Alerta na BR-425: Trecho no km 30 está alagado e tráfego de veículos de passeio é desaconselhado

Rio Madeira chega à cota de emergência e Defesa Civil intensifica trabalho

Por conta dessa subida, já é possível perceber o efeito do isolamento de regiões do baixo Madeira, além do avanço das águas do rio em áreas próximas ao perímetro urbano de Porto Velho

Envie seu Comentário