Porto Velho teve notificados 433 casos de tuberculose em 2018

Porto Velho teve notificados 433 casos de tuberculose em 2018

Levantamento feito em alusão ao ‘Dia Mundial de Combate a Tuberculose’ aponta que Porto Velho teve, notificados, 433 da doença em 2018. Os indicadores epidemiológicos preocupam, uma vez que abandono do tratamento é alto, segundo revela a coordenadora municipal de controle da tuberculose, Nilda Oliveira.

“O Ministério da Saúde preconiza uma taxa de cura de 85% e abandono de no máximo 5%, no entanto, em nossa capital, no ano de 2017, a cura dos casos novos de tuberculose pulmonar positiva foi de 74,6% e o abandono foi 22,9%. No ano de 2018, temos 433 casos notificados.”

A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) é realizar o tratamento diretamente observado (TDO), que deve ser feito pelas equipes da estratégia saúde da família (ESF), nas unidades básicas de saúde.

Na segunda-feira (25), em alusão ao Dia Mundial de Combate a Tuberculose, a coordenação vai realizar um ‘pit stop’ de conscientização, em frente a Semusa, às 8h30, na avenida 7 de Setembro, esquina com Jorge Teixeira.

Onde procurar atendimento
Toda pessoa que apresente sinais e sintomas suspeitos de tuberculose deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, para avaliação, diagnóstico, tratamento precoce e seguimento do caso.

O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. É tudo gratuito e está disponível nas unidades da de saúde da rede SUS. O medicamento é padronizado em todo o Brasil, o doente não precisa se afastar, do convívio familiar.

Fonte: Comdecom
Publicada em 22 de March de 2019 às 17:32

 

Leia Também

MPF recomenda ao Dnit que adote providências urgentes sobre o tráfego na ponte sobre o rio Candeias

Na recomendação, o MPF alerta que há a necessidade de minimizar os riscos e garantir a segurança da população enquanto são realizadas as intervenções necessárias.

Faltam 10 dias para abertura das inscrições da CNH Social; governo de RO vai oferecer 1.500 vagas em todo o estado

Inscrições ficarão abertas de 30 de maio a 30 de junho, exclusivamente pela internet, no site oficial do Detran-RO

Sistema online de declaração de rebanhos já registra 38% de adesão; atualização obrigatória encerra dia 31 de maio

Além de concentrar os dados agropecuários, por meio de inteligência analítica e registro referente aos processos de produção agrícola,

Feira da Mulher Empreendedora movimenta Elero em Porto Velho com foco na valorização feminina

Evento acontece nos dias 21, 22 e 23 de maio e destaca o protagonismo das mulheres no empreendedorismo, com apoio da Assembleia Legislativa de Rondônia.

Envie seu Comentário