Porto Velho teve notificados 433 casos de tuberculose em 2018

Porto Velho teve notificados 433 casos de tuberculose em 2018

Levantamento feito em alusão ao ‘Dia Mundial de Combate a Tuberculose’ aponta que Porto Velho teve, notificados, 433 da doença em 2018. Os indicadores epidemiológicos preocupam, uma vez que abandono do tratamento é alto, segundo revela a coordenadora municipal de controle da tuberculose, Nilda Oliveira.

“O Ministério da Saúde preconiza uma taxa de cura de 85% e abandono de no máximo 5%, no entanto, em nossa capital, no ano de 2017, a cura dos casos novos de tuberculose pulmonar positiva foi de 74,6% e o abandono foi 22,9%. No ano de 2018, temos 433 casos notificados.”

A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) é realizar o tratamento diretamente observado (TDO), que deve ser feito pelas equipes da estratégia saúde da família (ESF), nas unidades básicas de saúde.

Na segunda-feira (25), em alusão ao Dia Mundial de Combate a Tuberculose, a coordenação vai realizar um ‘pit stop’ de conscientização, em frente a Semusa, às 8h30, na avenida 7 de Setembro, esquina com Jorge Teixeira.

Onde procurar atendimento
Toda pessoa que apresente sinais e sintomas suspeitos de tuberculose deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, para avaliação, diagnóstico, tratamento precoce e seguimento do caso.

O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. É tudo gratuito e está disponível nas unidades da de saúde da rede SUS. O medicamento é padronizado em todo o Brasil, o doente não precisa se afastar, do convívio familiar.

Fonte: Comdecom
Publicada em 22 de March de 2019 às 17:32

 

Leia Também

MPRO participa de evento do GAEPE-RO voltado à assinatura de compromisso pela Educação em Rondônia por candidatos a prefeitos

Candidatos ao Executivo Municipal assinaram a “Carta de Compromisso pela Educação em Rondônia”, em reunião realizada nesta terça-feira (24/9), pelo Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação (GAEPE-RO).

PRO realiza Projeto “Instruir para Proteger” para qualificar Conselheiros Tutelares

Entre diversas temáticas, serão abordadas a “entrega voluntária”, a “mudança de guarda fática” e o “acolhimento funcional”

Cremero divulga plantão de apoio para prerrogativas médicas

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) implantou no último fim de semana o "Plantão Prerrogativas Médicas" para acompanhar os médicos durante a rotina de expediente dos mesmos quando são abordados por entidades fiscalizadoras.

Quase 58 mil pessoas vacinadas contra a Covid e gripe de sexta a domingo

Mais de 23.400 pessoas foram vacinadas com o reforço sazonal contra a Covid-19 e 34.140 pessoas contra a gripe entre a passada sexta-feira e domingo, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Envie seu Comentário