Polícia Federal e GAECO deflagram Operação “Hammare” contra roubo de cargas e caminhões, em Vilhena e 04 Estados 

Polícia Federal e GAECO deflagram Operação “Hammare” contra roubo de cargas e caminhões, em Vilhena e 04 Estados 

Ação simultânea ocorre em quatro estados e mira organização criminosa envolvida em desmanche, receptação e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO-SP) deflagraram, na manhã desta segunda-feira (24), a Operação “Hammare”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em roubos de cargas e caminhões, desmanche, receptação e lavagem de dinheiro. A quadrilha, baseada no estado de São Paulo, atuava em diversas regiões do país.

A operação mobilizou 110 policiais federais e 100 policiais da Polícia Militar Rodoviária de São Paulo, que cumprem 17 mandados de prisão temporária e 24 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul. As ordens foram expedidas pela 1ª Vara Judicial Criminal da Comarca de Cajamar (SP).

Investigação e impacto financeiro
As investigações, iniciadas em 2023, tiveram como ponto de partida um roubo de carga e caminhão ocorrido em Cajamar (SP), em julho do mesmo ano. Durante as diligências, foi identificada uma rede criminosa estruturada em três núcleos principais:

🔹 Roubo de cargas e caminhões
🔹 Desmanche e venda de peças roubadas
🔹 Receptação e comercialização de veículos e motores

A quadrilha operava por meio de empresas de manutenção e venda de peças automotivas, chegando a encomendar roubos de veículos específicos para atender à demanda do mercado ilegal. O grupo movimentou um patrimônio ilícito de aproximadamente R$ 70 milhões, investindo em bens de luxo como Ferrari, Lamborghini, lanchas e imóveis em condomínios de alto padrão.

Ação em Vilhena (RO)
A cidade de Vilhena (RO) também foi alvo da operação, onde as autoridades apreenderam carcaças de caminhões roubados e cumpriram mandados de prisão e busca.

Mandados cumpridos
A operação teve alvos em diversos municípios, incluindo São Paulo, Osasco, Guarulhos, Maringá, Vilhena e Erechim. O trabalho faz parte de uma força-tarefa que já resultou em mais de 220 prisões desde 2021, por meio de operações anteriores como Rapina, Insídia, Malta, Aboiz e Cacaria.

A Operação “Hammare” foi batizada com esse nome por dois motivos: a referência ao martelo, ferramenta usada pelos criminosos para quebrar os vidros dos caminhões durante os assaltos, e a especialização da quadrilha em veículos de marcas suecas.

A Polícia Federal segue monitorando os desdobramentos e novas prisões podem ocorrer nas próximas fases da investigação.

Fonte: PF
Publicada em 24 de March de 2025 às 11:08

 

Leia Também

Brasileira é presa nos EUA por deixar filhos no carro durante onda de calor

A polícia foi acionada após testemunhas ouvirem o alarme do carro e verem a criança mais velha tentando sair do veículo

Guardas-civis de Cotia são presos pela morte de adolescente de 17 anos na capital

Segundo boletim de ocorrência, os guardas afirmaram que, ao abordarem dois suspeitos de roubar um veículo no km 19 da rodovia Raposo Tavares, os criminosos bateram o carro em um poste e desceram atirando contra eles e que houve confronto. Os suspeitos, então, teriam continuado a fuga a pé

Adolescente de 15 anos morre ao ser baleada durante roubo de celular

A estudante havia saído de uma adega e voltava para casa acompanhada de uma amiga, de também 15 anos. Elas caminhavam pela rua Estrela Guia quando foram abordadas pelo criminoso que estava em uma motocicleta. O homem teria exigido os celulares das adolescentes

Criminosos são baleados em confronto com a PM após atentado na zona Leste de Porto Velho

Na ocasião, os dois teriam acabado de realizar um atentado nas proximidades do condomínio Porto Madero

Envie seu Comentário