PGR pede prisão de sobrinho de Bolsonaro após fuga para Argentina

PGR pede prisão de sobrinho de Bolsonaro após fuga para Argentina

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu nesta terça-feira (1°) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão de Leonardo Rodrigues de Jesus, sobrinho do ex-presidente Jair Bolsonaro. O pedido será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Léo Índio, como é conhecido, fugiu para a Argentina após virar réu no Supremo pelo envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O julgamento foi realizado no mês passado pela Primeira Turma da Corte.

Na manifestação enviada ao STF, Gonet afirmou que o sobrinho de Bolsonaro violou as medidas cautelares que deveria cumprir ao responder ao processo em liberdade.

"Ao se evadir para a Argentina, Leonardo Rodrigues de Jesus deliberadamente descumpriu medida cautelar alternativa à prisão, a evidenciar sua insuficiência, o descaso com a aplicação da lei penal e desrespeito às decisões emanadas pelo Supremo Tribunal Federal", afirmou o procurador.

Na semana passada, Léo Índio deu uma entrevista para a Rádio Massa FM, de Cascavel (PR), e confirmou que está no país vizinho há 20 dias porque tem medo de ser preso.

Conforme a acusação, ele participou dos atos de 8 de janeiro e fez publicações nas redes sociais durante as invasões.

Com a decisão que o tornou réu, o sobrinho de Bolsonaro vai responder pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, deterioração de patrimônio tombado da União.

Durante o julgamento da denúncia, a defesa negou que Léo Índio tenha cometido crimes e defendeu a rejeição da denúncia. Na semana passada, os advogados confirmaram a fuga. 

Fonte: SGC
Publicada em 02 de April de 2025 às 08:29

 

Leia Também

Prefeito Léo Moraes encaminha projeto ao Legislativo que recria cargos de engenheiros e arquitetos

Essa proposta legislativa será discutida nas próximas sessões, e a participação da comunidade é fundamental para garantir a transparência e o acompanhamento das decisões públicas

Porto Velho é o terceiro município do Brasil que mais apresentou projetos no PAC 2025

Com avanço na parte técnica, Prefeitura apresentou 21 projetos em todos os eixos do Programa, entre eles a construção de novas creches e unidades de saúde, drenagem urbana e renovação da frota do Samu, sendo o 3º município com mais propostas

Novo prédio do Cras Betinho é inaugurado na zona leste de Porto Velho

A expectativa é atender de 70 a 100 pessoas por dia na nova unidade

Deputado Alex Redano cobra medidas urgentes para minimizar impactos da interdição da BR-425, no Igarapé Arara

A situação é crítica e exige uma resposta rápida e efetiva do Governo. O isolamento tem dificultado o transporte de pacientes em estado grave

Envie seu Comentário