Parlamento Amazônico: Delegado Lucas cobra providências da ANAC sobre reduções de voos

Parlamento Amazônico: Delegado Lucas cobra providências da ANAC sobre reduções de voos

A retirada de voos domésticos em Rondônia foi um dos principais temas debatidos na 2ª reunião ordinária do Parlamento Amazônico, realizada na quinta-feira (25) na sede da Assembleia Legislativa do Amazonas, em Manaus. Durante discurso no Plenário da Casa de Leis, o deputado Delegado Lucas (PP-RO) cobrou providências da agência reguladora de aviação civil quanto aos cortes na malha aérea do estado.

“Recentemente o CEO de uma companhia aérea, a Azul, disse numa entrevista em cadeia nacional que a empresa cortou os voos em Rondônia para mandar uma mensagem ao estado. O recado foi dado. E pessoas morreram porque não pretendiam viajar para fazer consultas, exames ou viagens de emergência. O estado deixou de crescer, pois empresários saíram de Rondônia para fazer investimentos. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) tem várias atribuições, mas qual será a posição do órgão a respeito dessa manifestação da companhia? A ANAC deve se posicionar, seja no mínimo com algum auto de infração ou multa à companhia por uma manifestação infeliz como essa”, destacou o parlamentar.

Ainda durante a reunião do colegiado do Parlamento Amazônico, Lucas, que também é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), questionou os altos valores das tarifas de passagens no estado. Segundo o deputado, a informação da composição dos preços das passagens não fica clara ao consumidor, se é por milha voado ou trecho.

O superintendente de serviços aéreos da ANAC, Adriano Pinto Miranda, acompanhou a reunião e recebeu as demandas apresentadas no Parlamento Amazônico para levar à direção da agência reguladora. No entanto, esclareceu que as companhias aéreas cobram a tarifa de passagem com base na origem e destino final do passageiro — por km voado.

Parlamento Amazônico

O Parlamento Amazônico é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, com mais de 20 anos de atuação. Reúne 270 deputados estaduais provenientes dos nove estados que formam a região da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Seu objetivo é unir esforços entre os estados, e assim deliberar demandas e buscar soluções para os desafios enfrentados nas regiões. O deputado Delegado Lucas é secretário de segurança do Parlamento Amazônico no biênio 2024/2025. 

Fonte: ALE/RO
Publicada em 26 de April de 2024 às 17:09

 

Leia Também

Cirone Deiró defende adesão ao boicote contra as empresas do grupo Carrefour

Boicote é uma resposta à suspensão de compras de carnes pelo Carrefour francês. Em Rondônia, o Atacadão é uma das empresas que pertence a esse grupo

Deputados aprovam suspensão dos prazos de concursos públicos em Rondônia

Proposição é de autoria do deputado estadual Ezequiel Neiva

Pedro Fernandes reforça estrutura do projeto “Renovar” da Polícia Militar Mirim em Ariquemes

Investimento foi destinado à aquisição de utensílios e equipamentos de cozinha, essenciais para as atividades do programa, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Deputado Cássio Gois prestigia celebração dos 30 anos da Escola Daniel Berg

Evento reuniu lideranças religiosas, educacionais e comunitárias para celebrar a história e o legado da instituição

Envie seu Comentário