
Uma parceria entre a direção da Casa da Criança de Rolim de Moura (RO), o curso de Agronomia da Unir (Universidade Federal de Rondônia) e o Grupo Cometa vai proporcionar que no local seja feita uma horta para estimular as crianças internas a se capacitarem e aprenderem a plantar.
A diretora do local, Ana Caroline Cardoso de Azevedo, explicou que a ideia da horta surgiu de um próprio abrigado que entrou na casa e sentia necessidade de plantar. “Diante do desejo do nosso interno, fizemos uma horta pequeninha atrás da casa, para atender a necessidade dele, e tivemos o Insight de buscar apoio da sociedade e ampliarmos o projeto e o Grupo Cometa nos procurou e irá nos apoiar para ampliar os canteiros cobertos, com irrigação e a casa dará a manutenção do local” e assim brevemente será feito, destacou entusiasmada a diretora, ao lembrar que o maior ganho é o desenvolvimento intelectual dos abrigados.
Carol destacou que buscou apoio junto a Unir e foi prontamente atendido pelo departamento do curso de agronomia e já foi aprovado o projeto que envolverá os terrenos ao entorno da casa da criança com a coleta de lixo orgânico que será transformado em adubo. A expetativa é que a execução dos projetos seja iniciada nos próximos dias. “As crianças que aqui estão são carentes e com isso teremos a oportunidade de dar a eles capacidade intelectual e atribuir a eles responsabilidades e fazemos de tudo para poder emancipá-los.
A casa da criança de Rolim de Moura, abriga pessoas de 0 a 18 anos, que são abandonadas ou negligenciada pela família e nosso objetivo é tentar fazer com que essa criança volte para o seio familiar ou seja adotada por alguma família, caso isso não ocorra trabalhamos para que essas pessoas tenham melhor qualidade de vida e emancipação pessoal, afirmou a diretora. Atualmente 08 pessoas estão abrigadas no local.
Outra parceria estabelecida recentemente foi celebrada entre as Faculdade São Paulo (FSP) e Farol, que proporcionam atendimento psicológico e odontológico respectivamente aos internos.
Fonte: Decom - Rolim de Moura
Publicada em 27 de August de 2019 às 16:48