
“Pais e Mães Incríveis – Conquistas após o Diagnóstico” é o tema do simpósio que vai acontecer no próximo sábado (21/09), no auditório do Tribunal de Contas (TCE), em Porto Velho. Organizado pelo Centro de Potencialidades Humanas (CPH), o evento oportunizará a troca de conhecimentos e o compartilhamento de experiências e vivências no contexto da família e da pessoa com necessidades especiais.
Serão onze palestras sobre diversos assuntos, desde o diagnóstico ao processo do desenvolvimento comportamental e cognitivo, incluindo a efetivação dos direitos, as possibilidades no âmbito escolar, a interferência da dieta no comportamento, dentre outros. Os palestrantes são profissionais de diversas áreas, que podem falar com propriedade de teoria e prática, reunidas nas vivências diárias com seus filhos especiais.
A fisioterapeuta e diretora do CPH, Ithalissa Bonfim, destaca o evento como uma oportunidade para a sociedade ouvir o que os pais de crianças atípicas têm a dizer. “Podemos encontrar facilmente na internet ou em livros várias definições do que é autismo, sindrome de down, paralisia cerebral… mas, quando se fala da prática, é outra realidade. Por isso, ouvir o que esses pais têm a dizer agrega bastante”, frisou a coordenadora.
Mãe da Juliana, de 11 anos, com deficiência múltipla, Imoni Lopes vai falar sobre potencialidades, conquistas no tratamento da filha e dos “sentimentos de uma mãe atípica”. Já Flaviana de Barros vai compartilhar das suas vivências relacionadas à duas patologias: o Lucas Rafael, de 19 anos, tem paralisia cerebral, e Maria Clara, de 17, tem síndrome de Down.
Interferência alimentar
“A importância da nutrição no tratamento do autismo” é um dos temas que serão abordados no simpósio. O médico veterinário Aurélio Marcos Moitinho vai relatar sobre experiências com o Heitor, seu filho de 4 anos, que foi diagnosticado com autismo quando tinha 1 ano e dez meses de idade.
“Desde o dia que a pediatra levantou a questão referente às mudanças do comportamento, começamos a estudar sobre o assunto e já incluímos a restrição alimentar na vida dele. A exclusão de caseina (do leite) e gluten (presente no trigo e derivados) resultou numa melhora gritante no comportamento do Heitor”, adiantou Marcos Aurélio. No simpósio vai ter mais!
Cannabis medicinal
O uso do cannabis (folha da maconha) no tratamento de pessoas com necessidades especiais é um tema atual, em fase de estudo, que também será apresentado no evento do próximo sábado. Para participar, basta reservar a vaga por telefone e levar um brinquedo pedagógico.
Mais informações
O simpósio “Pais e Mães Incríveis – Conquistas após o Diagnóstico” vai acontecer no sábado (21/09), durante a manhã: de 8h ao meio dia; e à tarde: das 14h às 18h.
Local: auditório do Tribunal de Contas Estado de Rondônia (TCE), localizado na Av. Presidente Dutra, nº 4229, Bairro Olaria, Porto Velho.
Entrada: um brinquedo pedagógico; entregar no dia do evento.
Vagas: devem ser reservadas através do telefone 99262-4488 (para ligação e mensagem via WhatsApp).
Fonte: Assessoria
Publicada em 18 de September de 2019 às 16:24