“Operação Urgência” dispersa aglomerações na 6ª noite de atuação; equipes vistoriam todas as regiões de Porto Velho

“Operação Urgência” dispersa aglomerações na 6ª noite de atuação; equipes vistoriam todas as regiões de Porto Velho

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), realizou na noite do sábado (10) a 6ª etapa da “Operação Urgência”, cuja finalidade é garantir o cumprimento do Decreto nº 25.940, de 30 de março de 2021, que visa conter o avanço da covid-19 no Estado. A operação acontece de forma simultânea em todas as regiões da Capital, Porto Velho, onde o que já se observa é que a população está começando a voltar à rotina da vida noturna, mesmo sem o controle efetivo da doença. Em passagem pela zona Leste, região mais populosa, foi possível notar o funcionamento de inúmeros bares e lanchonetes fora do horário e dos padrões estipulados pelo decreto estadual, com venda de bebidas alcoólicas fora do período temporariamente estabelecido.

Outro fator que tem preocupado as autoridades públicas é o grande número de denúncias relatando festas clandestinas em residências ou pontos afastados da Capital. As equipes que estavam em campo na noite do sábado checaram inúmeras denúncias do tipo e constataram o grande número de pessoas que estão desrespeitando as medidas de distanciamento social, ignorando a necessidade do uso de máscaras e medidas de prevenções sanitárias.

Uma festa de aniversário foi interrompida por uma das equipes de profissionais envolvidas na operação e que percorreu a zona Leste. Pelo menos 15 pessoas estavam na residência, a maioria delas sem máscara. O dono do imóvel argumentou dizendo que os presentes eram membros da mesma família, contudo, todo tipo de evento que cause aglomeração está suspenso temporariamente, a fim de se quebrar o ciclo de contágio do coronavírus. Parte do grupo deixou a festa a pé, pois a maioria estava dirigindo e mesmo assim os motoristas consumiram bebidas alcoólicas durante a reunião.

Um bar muito popular na mesma região também foi autuado. Como é praxe deste estabelecimento, no local estava acontecendo venda de bebidas alcoólicas, funcionamento fora do horário temporariamente estabelecido e a maioria dos clientes não utilizava máscara. O bar teve que fechar suas portas e mais um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi registrado em desfavor da gerente.

VÍRUS NÃO FAZ DISTINÇÃO

É importante lembrar que o ciclo de contaminação do vírus não respeita nada. Logo, pouco importa reunir apenas a família ou um grupo de amigos mais próximo. Independentemente de quem esteja na aglomeração, se houver uma única pessoa infectada ela pode transmitir a doença pra várias pessoas que estão no mesmo ambiente, as quais se tornam multiplicadoras da doença, causando estresse sobre a rede de saúde, filas de pessoas à espera de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de morte e dor às famílias.

EQUIPE

As operações de fiscalização são realizadas sob a coordenação do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), juntamente com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), com o apoio da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e da Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) com a equipe de fiscalização da Lei Seca. Essa já é 43ª etapa de operações, sendo a 38ª desse ano de 2021.

BALANÇO

De acordo com relatório produzido pelo Corpo de Bombeiros Militar, na etapa deste sábado, obteve-se o seguinte resultado: 77 estabelecimentos vistoriados, dos quais 62 estavam sem funcionamento; foram feitas três notificações, um TCO, 10 orientações, três estabelecimentos estavam em condições regulares, duas aglomerações foram dispersadas e duas autuações lavradas.

Fonte: SECOM
Publicada em 12 de April de 2021 às 09:44

 

Leia Também

Em Porto Velho/RO, PRF apreende drogas em táxi

Pacotes estavam escondidos no porta-malas do carro

Brasileira é presa nos EUA por deixar filhos no carro durante onda de calor

A polícia foi acionada após testemunhas ouvirem o alarme do carro e verem a criança mais velha tentando sair do veículo

Guardas-civis de Cotia são presos pela morte de adolescente de 17 anos na capital

Segundo boletim de ocorrência, os guardas afirmaram que, ao abordarem dois suspeitos de roubar um veículo no km 19 da rodovia Raposo Tavares, os criminosos bateram o carro em um poste e desceram atirando contra eles e que houve confronto. Os suspeitos, então, teriam continuado a fuga a pé

Adolescente de 15 anos morre ao ser baleada durante roubo de celular

A estudante havia saído de uma adega e voltava para casa acompanhada de uma amiga, de também 15 anos. Elas caminhavam pela rua Estrela Guia quando foram abordadas pelo criminoso que estava em uma motocicleta. O homem teria exigido os celulares das adolescentes

Envie seu Comentário