Novo protesto em Rondônia contra cortes na educação será realizado quinta-feira

Novo protesto em Rondônia contra cortes na educação será realizado quinta-feira

Na próxima quinta-feira (30), um novo protesto convocado por entidades estudantis e apoiado por entidades sindicais de Porto Velho será realizado em defesa da Educação Pública e contra o bloqueio no orçamento da educação feito pelo MEC. Segundo os organizadores, na capital, o ato unificado será a partir das 16 horas na Praça Marechal Rondon.

De acordo com o movimento, a nova mobilização é fruto de ampla mobilização estudantil decorrente dos protestos de 15 de maio contra o bloqueio no orçamento da educação, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) de Porto Velho, criou um Comando Unificado de Luta de Estudantes, Técnicos e Docentes.

Em plenária unificada no último dia 21, deliberou-se por convocar o Ato Unificado Contra os Cortes no Orçamento da Educação e Contra a “Reforma” da Previdência, além de aprovar a Paralisação Geral que acontece no dia 14 de junho próximo: a Greve Geral Contra a Reforma da Previdência.

Ainda conforme os organizadores, seguindo a agenda nacional orientada pelo Sinasefe, Andes e CNTE, as entidades estudantis da UNIR, conjuntamente com o comando unificado e outras entidades de classe estão em intensa mobilização nas escolas, no Instituto Federal e na Universidade.

O IFRO, terá aulas até às 15h, uma vez que a categoria de técnicos e docentes aprovou participar do ato unificado. Grêmios estudantis também têm mobilizado os estudantes secundaristas.

Na UNIR, além do Comando Unificado, assinam a convocatória do Ato os Centros Acadêmicos de: Direito, Medicina, Enfermagem, Psicologia, História, Filosofia, Ciências Sociais, Química e a Executiva Rondoniense de Estudantes de Pedagogia (ExROPe). Em Assembleia Geral dos Estudantes da UNIR, realizada no ultimo dia 27 de maio em dois turnos, a proposição de ato unificado foi aprovada pela maioria dos presentes.

Outra atividade de mobilização prevista é a plenária unificada a ser realizada em 28 de maio, no auditório Paulo Freire no campus da UNIR, com o objetivo de discutir os impactos dos cortes na UNIR, IFRO e na rede pública estadual, além de discutir os ataques à autonomia universitária. A atividade visa reforçar o ato do dia 30/05 e a convocação da greve geral de resistência nacional no dia 14/06.

Fonte: Assessoria
Publicada em 28 de May de 2019 às 10:40

 

Leia Também

Parceria entre Prefeitura de Porto Velho e Governo de Rondônia é selada para combater queimadas

Um sistema integrado dará suporte ao trabalho de proteção ambiental

Ação do governo de RO arrecada mais de 2 toneladas de alimentos durante 4ª Pedalada pela Natureza

Alimentos arrecadados serão destinados para famílias em situação de vulnerabilidade social em Alta Floresta d’Oeste

Ação do governo de RO arrecada mais de 2 toneladas de alimentos durante 4ª Pedalada pela Natureza

Alimentos arrecadados serão destinados para famílias em situação de vulnerabilidade social em Alta Floresta d’Oeste

Governo de RO reforça acolhimento de gestantes com entrega de kits do programa Mamãe Cheguei

Mais de 30 gestantes participaram do momento de acolhimento

Envie seu Comentário